Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Mais um SUV chegando: Audi Q8 estréia em 2017

Compartilhe!

i

Se alguém acreditava que os SUVs estavam com os dias contados, se enganou. O chefão da Audi, Rupert Stadler, anunciou que a marca vai ter um SUV posicionado acima do Q7, rival de modelos como o BMW X6, Range Rover Sport e o futuro Mercedes MLC. O novo, o Q8, já doi aprovado para iniciar o programa de testes e a industrialização do modelo, com estréia marcada para 2017.

Com esta decisão, a Audi reafirma a importância dos SUV no mercado munddial e dentro da própria marca, deixando claro que para o Grupo VW a aposta neste segmento é total. Contas feitas, a Audi vai ampliar seu portfólio com mais 11 modelos até 2020. Desses, cinco são SUV, identificados como os Q1, Q2, Q4, Q6 e Q8.

Com tudo isto, a linha de produtos da Audi vai oferecer, em 2020, 60 modelos com 40% das vendas voltadas para os SUVs (cerca de 800 mil unidades/ano) e por isso mesmo, os investimentos da marca serão direcionados em grande parte para esse tipo de veículo.

TOP DE LINHA

O Q8 será desenvolvido como top de linha, de olho em mercados como a China, Oriente Médio e os Estados Unidos, sendo que em termos de desempenho e tecnologia o modelo estará no mesmo nível do A8. Na linha Audi, o A8 vai deixará de ser o único top de linha, pois dos 11 modelos que vão ser adicionados à marca, vão surgir também o A9, uma espécie de wagon de quatro portas com forma de cupê, e que será um dos carros mais caros A da Audi.

Por enquanto sabemos que o Q8 terá comprimento superior a cinco metros e terá motores potentes, como o 3.0V6 diesel ou o 4.0V8 biturbo a gasolina. Isso sem contar motores V6 e V8 menores a gasolina e diesel, versões Plug-In e, talvez, uma versão totalmente elétrica para rivalizar com o futuro Tesla Model X SUV.

A base do Q8 é a plataforma MLB, que faz parte da nova “família” de plataformas cujo desenvolvimento tem sido liderado pela Audi. Esta será a base da próxima geração do Q7, a terceira geração do Cayenne e do Cayenne Coupé (que o AUTO&TÉCNICA já mostrou), a terceira geração do VW Touareg, o Bentley SUV e a Lamborghini Urus.

Em termos de desenho, o Q8 terá estilo próprio, criado sob a supervisão de Marc Lichte, o responsável pela área da Audi. O destaque vai para a frente mais eesportiva, inspirada no TT; superfície envidraçada estreita e teto curvo, que garantem aspecto bem esportivo ao SUV, onde as traseira tenta disfarçar as generosas dimensões do Q8. Dizem que o Q7 será influenciado pelo Q8 em termos de estilo.

A Audi vai insistir nas versões Ultra, ou seja, com uso de alumínio, aços mais leves e resistentes à torção e plásticos reforçados com fibra de carbono, materiais que têm como objetivo reduzir o peso. Desta forma e com a plataforma MLB, o objetivo é manter o Q8 abaixo das duas toneladas, o que seria um feito notável, se imaginarmos o nível de sofisticação tecnológica que a Audi está projeta ndo para seu SUV grande.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español