Tecnologia

Mann desenvolve filtro para partículas de freios

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A MANN+HUMMEL criou um filtro de partículas de freios que ajuda a evitar o envio para atmosfera destes materiais de pequenas dimensões mas com efeitos nocivos para a saúde e o meio ambiente. Podendo ser utilizado em todo o tipo de veículos e até em trens e metrôs, tem ainda um papel positivo no visual do automóvel, pois mantém as rodas limpas.

Os filtros de partículas são componentes cada vez mais presentes na industria automotiva, pois após terem sido aplicados nos diesel (como acontece no Brasil) também já começaram a ser montados em veículos com motores a gasolina.

Futuramente podem surgir em outros pontos dos veículos, pois a MANN+HUMMEL -presente em vários países- acaba de anunciar que está testando, com resultados positivos, filtro de partículas de freios, evitando que as microscópicas partículas geradas pela frenagem (disco e pastilha) sejam enviadas para a atmosfera. Este componente poderá ser montado logo na pinça de freio e servir não apenas para minimizar a emissão de pós nocivos para a saúde mas também garantir que as rodas não acumulam  sujeira.

 

A cada frenagem, um automóvel gera pó por meio do atrito dos discos com as pastilhas. Estes pós são compostos em 90% por partículas extra-finas, prejudiciais à saúde e meio ambiente, tendo importante impacto no fenômeno da poluição nas ruas e estradas (basta pensar na quantidade de vezes que os freios são acionados durante um trajeto e multiplicar isso por milhões de carros…).

É para combater esta situação que foi agora projetado o filtro de partículas de freios. A  MANN+HUMMEL está em testes finais deste componente, e os resultados mostram que o filtro “comedor de pó fino”, como brinca a empresa, garante considerável redução nesta forma de poluição.

Este sistema poderá futuramente ter aplicação no mercado de reposição, pois as suas dimensões podem ser adaptadas ao espaço de instalação existente na zona dos discos de freio. E, além de poder ser utilizado nos modelos com motores de combustão, também se destina aos automóveis híbridos e elétricos, bem como a veículos comerciais, pesados e até trens.

O filtro de partículas de freio é fabricado em materiais resistentes à corrosão e altas temperaturas e, contando com uma carcaça robusta que se ajusta à pinça do freio, garante que a remoção dos pós finos é feita logo na origem,aumentando a sua eficiência.

 

Além das vantagens ambientais, este componente tem ainda um beneficio estético, pois evita que se acumule sujidade nas jantes. Podendo ser produzido em diversas cores, torna-se também em mais um elemento colorido do automóvel, ajudando os designers a conferirem um estilo ainda mais individual a cada viatura.


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