Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Marca Road Rover foi registrada pela Land Rover

Compartilhe!

O boato surgiu há cerca de um ano e especulava que a Jaguar Land Rover estava finalizando o projeto de uma nova marca dentro da sua linha. O nome?  Road Rover.

Além de ser um nome um pouco estranho e meio sem graça, seria uma marca posicionada entre a Jaguar e a Land Rover, ou seja, teria modelos luxuosos e com capacidade para andar fora de estrada. Uma espécie de SUV tecnológico situado entre as duas marcas principais. Na época,  a resposta oficial da Jaguar Land Rover dizia que o nome Road Rover era apenas um código interno.

Um ano depois, o tal código interno acabou de ser registrado, o que indica que o boato deverá mesmo se tornar realidade, e a Jaguar Land Rover está preparando novos modelos para esta marca. Ou até mesmo estar formando uma linha que misture o melhor da Land Rover e da Jaguar.

Claro que há muita especulação sobre o que será o Road Rover. Ppr enquanto é bom lembrar que o nome já foi usado na história da Land Rover, como aconteceu com o nome Velar, hoje designação de um dos carros mais interessantes da marca britânica.

Foi em 1950 que a Rover Company produziu vários protótipos que foram batizados de Road Rover, pois seriam modelos que preencheriam o espaço entre os carros da Rover e os jipes da Land Rover. Pelo visto, a Jaguar Land Rover está preparando para aparecer em  algum Salão com um protótipo que pode ser rival do Audi Allroad ou do Volvo V90 CrossCountry. Assim, o modelo teria a base do Jaguar XJR e as capacidades fora de estrada do Range Rover, mas com motor elétrico capaz de autonomia superior a 480 km, podendo ainda surgir versões com motor de combustão interna ou até mesmo versões híbridas.

Toda essa movimentação está acontecendo porque a Jaguar Land Rover quer atingir um milhão de unidades vendidas por ano em 2025, e já percebeu que mesmo com muita capacidade e a ajuda dos futuros produtos como o C-Pace e o J-Type, a diferença entre as atuais 604 mil unidades e o objetivo maior é grande. Como são os SUVs que estão hoje em crescimento, junto com os SUVs menores chamados de crossovers, a Jaguar Land Rover precisa de mais modelos dessa categoria, sem que a conhecida capacidade de rodar fora de estrada da Land Rover e da Range Rover seja afetada. A Road Rover cairia nesse caso com perfeição, sendo que pode não ser uma marca, mas uma linha de produtos que permita, assim, dar o tal salto para o milhão de unidades.

Outro problema da Jaguar Land Rover chama-se Estados Unidos. A empresa -detida pela indiana Tata- precisa de produtos elétricos para baixar a média de emissões cada vez mais apertada da Califórnia. Por isso, uma vez mais, este Road Rover seria perfeito.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español