Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Marca Road Rover foi registrada pela Land Rover

Compartilhe!

O boato surgiu há cerca de um ano e especulava que a Jaguar Land Rover estava finalizando o projeto de uma nova marca dentro da sua linha. O nome?  Road Rover.

Além de ser um nome um pouco estranho e meio sem graça, seria uma marca posicionada entre a Jaguar e a Land Rover, ou seja, teria modelos luxuosos e com capacidade para andar fora de estrada. Uma espécie de SUV tecnológico situado entre as duas marcas principais. Na época,  a resposta oficial da Jaguar Land Rover dizia que o nome Road Rover era apenas um código interno.

Um ano depois, o tal código interno acabou de ser registrado, o que indica que o boato deverá mesmo se tornar realidade, e a Jaguar Land Rover está preparando novos modelos para esta marca. Ou até mesmo estar formando uma linha que misture o melhor da Land Rover e da Jaguar.

Claro que há muita especulação sobre o que será o Road Rover. Ppr enquanto é bom lembrar que o nome já foi usado na história da Land Rover, como aconteceu com o nome Velar, hoje designação de um dos carros mais interessantes da marca britânica.

Foi em 1950 que a Rover Company produziu vários protótipos que foram batizados de Road Rover, pois seriam modelos que preencheriam o espaço entre os carros da Rover e os jipes da Land Rover. Pelo visto, a Jaguar Land Rover está preparando para aparecer em  algum Salão com um protótipo que pode ser rival do Audi Allroad ou do Volvo V90 CrossCountry. Assim, o modelo teria a base do Jaguar XJR e as capacidades fora de estrada do Range Rover, mas com motor elétrico capaz de autonomia superior a 480 km, podendo ainda surgir versões com motor de combustão interna ou até mesmo versões híbridas.

Toda essa movimentação está acontecendo porque a Jaguar Land Rover quer atingir um milhão de unidades vendidas por ano em 2025, e já percebeu que mesmo com muita capacidade e a ajuda dos futuros produtos como o C-Pace e o J-Type, a diferença entre as atuais 604 mil unidades e o objetivo maior é grande. Como são os SUVs que estão hoje em crescimento, junto com os SUVs menores chamados de crossovers, a Jaguar Land Rover precisa de mais modelos dessa categoria, sem que a conhecida capacidade de rodar fora de estrada da Land Rover e da Range Rover seja afetada. A Road Rover cairia nesse caso com perfeição, sendo que pode não ser uma marca, mas uma linha de produtos que permita, assim, dar o tal salto para o milhão de unidades.

Outro problema da Jaguar Land Rover chama-se Estados Unidos. A empresa -detida pela indiana Tata- precisa de produtos elétricos para baixar a média de emissões cada vez mais apertada da Califórnia. Por isso, uma vez mais, este Road Rover seria perfeito.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *