Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

MATCHBOX: 65 ANOS

Compartilhe!

A marca Matchbox é uma das mais tradicionais que existe na área de miniaturas baratas, e vai completar 65 anos de existência, rivalizando e deixando para trás em vários aspectos concorrentes como Corgi, Majorette e Hot Wheels, entre outras. Foi criada na Inglaterra em 19 de junho de 1947, quando dois amigos de escola, Leslie Smith e Rodney Smith (que não eram parentes) se associaram e fundaram a Lesney Products. Lesney vem dos nomes dos fundadores, (Les, de Leslie, e Ney, de Rodney), que se uniram depois a John W. Odell, que trabalhava na Diecast and Machine Tools, em Londres.

A ideia de utilizar uma caixa para as miniaturas –em escala aproximada de 1/64- semelhante às caixinhas de fósforos (“matchbox”) não era novidade, pois no começo do século passado alguns brinquedos alemães já vinham assim embalados. Em 1953, a Lesney Products  registrou a marca Matchbox, sob a qual distribuiria seus produtos por meio da  Moko Company (Moses Kohnstam’s Company, daí Moko), empresa especializada na  comercialização de itens de pequenos fabricantes de brinquedos.

Hoje, quase 65 anos depois, a Matchbox continua firme, agradando crianças, adultos e milhares de colecionadores espalhados pelo mundo, inclusive o Brasil. Em suas linhas mais  recentes, está abandonando os carros de desenho  fantasioso e investindo em miniaturas de modelos reais. Tão interessantes que pela primeira vez um carro nacional faz parte de sua série de 2012: a VW Saveiro, disponível em laranja e preto.

Há alguns anos a Mattel –que hoje detém a marca- desistiu de trazer os Matchbox para o Brasil, para desespero de seus incontáveis colecionadores.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español