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McLaren P1 GTR: 1000 cavalos puro-sangue

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Assombroso é o mais simples dos adjetivos qualificativos que podemos usar para tentar explica a McLaren P1 GTR -de produção limitada- que vai ser exibida no Salão de Genebra.

Desenvolvido exclusivamente para uso em pista, é 50 kg mais leve e com 10% mais de down force que a P1 de rua: esta P1 GTR vai ser mostrado ao mundo na Suíça ao lado do também estreante mundial McLaren 675LT. Vai ser um dia para ninguém esquecer.

Com ligeiras modificações diante do ao Design Concept apresentado há cerca de seis meses em Pebble Beach, Estados Unidos, o que mais chama atenção nesta P1 GTR é a decoração que remete ao McLaren F1 GTR chassis #06 amarelo e verde patrocinado pela Harrods, um dos cinco F1 GTR que dominaram a “24 Horas de Le Mans” em 1995. Este chassis #06, pilotado por Derek Bell, Justin Bell e Andy Wallace alcançou em 1995 a terceira posição em Le Mans. Tinha na traseira uma frase homenagenado Ayrton Senna…  Nas fotos dá para comparar os dois modelos.

O motor desta P1 GTR? Pura engenharia e tecnologia sobre rodas: 3.8V8 biturbo de 789 cv, combinado com um motor elétrico de 197 cv, o que significa potência total rondando os 1.000 cavalos.

Algumas curiosidades: comparada om a P1 de rua, a frente é 80 mm mais larga e o carro está 50 mm mais perto do solo, com rodas aro 19 e pneus slick da Pirelli. O pára-brisas tem apenas 3,2 mm de espessura e os painéis do teto foram substituídos por fibra de carbono. Esta e outras alterações fizeram cair o peso do conjunto em cerca de 50 quilos diante da versão “normal”.

Atrás, a asa fica a cerca de 400 mm de altura, e combinada com os flaps laterais colocados antes das rodas dianteiras, permite ganho na força descendente de mais de 10%, ou seja, 660 quilos de down force a 240 m/h.

Uma verdadeira obra de arte, que os mortais poderão ver, ao vivo e a cores (desde que as cores sejam verde e amarelo), a partir do dia 5 de março, no Salão suíço.


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