MCLAREN P1: OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS
Chassi e carrocería de fibra de carbono, linhas agressivas ao extremo e muitos, mas muitos cv mesmo de potência. A “guerra” dos super-esportivos prepara-se um novo e excitante capítulo. Enquanto a Ferrari mantém o novo Enzo como segredo bem guardado, a McLaren divulgou as primeiras imagens oficiais do P1, protótipo que antecipa um dos super-esportivos mais esperados dos últimos anos, o novo F1. E as primeiras notícias prometem: a McLaren garante que está preparando apenas o melhor “carro de rua e pista do mundo”.
Tal como o seu antecessor, o F1, também o P1 procura um lugar na história dos super-esportivos. Mas não é só: pretende ser o mais rápido carro de rua já produzido, superando não só o antecesor F1, mas também os apaludidos Bugatti Veyron e Pagani Zonda.
“O nosso objetivo não é necessariamente criar o carro mais rápido de todos os tempos, mas o supercarro tecnologicamente mais avançado, excitante e dinâmico já criado”, comentou Antony Sheriff, diretor executivo da McLaren Automotive. Para já, o novo modelo surgirá no Salão de Paris ainda como “estudo de design”, mas a versão definitiva deverá chegar às ruas em apenas 12 meses.
Em relação ao novo F1, que poderá se chamar P1, sabe-se apenas que contará com um estrutura de fibra de carbono, similar em conceito à utilizada no MP4-12C, e que receberá especial atenção no assunto “redução de peso”, sendo de esperar a estréia de muitas soluções nesta área.
O mesmo acontece com a motor, ainda em desenvolvimento, sendo esperadas soluções alternativas, com um 3.8V8 de 800cv auxiliado por sistema Kers de recuperação de energia (semelhante ao utilizado na Fórmula 1) para chegar a algo em torno de 1000cv.
A aceleração de zero a 100 km/h deverá ser feita em menos de 2,5 segundos, marca semelhante à do Bugatti Veyron SuperSport de 1200cv. A velocidade máxima deverá beirar os 400 km/h.