Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Mega Cruiser, o Hummer da Toyota

Compartilhe!

Quem diria. A japonesa Toyota já teve seu dia de marca chinesa. O Toyota Mega Cruiser foi um modelo 4×4 lançado pela Toyota em 1995. É o maior 4WD produzido pela Toyota até hoje e não esconde a inspiração no Hummer H1. Essa tal “inspiração” é costume ainda hoje entre muitas marcas chinesas.

por Ricardo Caruso

Como o jipão americano, foi concebido primeiro como veículo militar, sendo usado como transporte de soldados, equipado com morteiros e misseis anti-aéreos, nas missões das Forças de Defesa Terrestres do Japão. A versão militar tinha o código BXD10 e a versão civil era a BXD20. As versões civis recebiam pesadas cargas de impostos pesados, devido às suas grandes dimensões.

Toyota Mega Cruiser Is Japan's Off-Road Dinosaur You Can Now Import In The  US | Carscoops


 
O Mega Cruiser tinha motor de quatro cilindros em linha, 4.1 litros, turbo-diesel e intercooler, com duplo comando de válvulas no cabeçote e 16 válvulas, fornecendo 150 cv de potência e 38 mkgf de torque, máximos. O motor focalizava essencialmente na produção de muito torque a baixas rotações.

Este SUV tinha bloqueios de diferencial na frente, no meio e atrás, assim como direção nas quatro rodas e caixa de transferências com duas velocidades. A caixa é automática de quatro marchas com overdrive, transmitia a potência para as quatro rodas permanentemente. A suspensão era independente, com triângulos sobrepostos nas quatro rodas. Usava freios com disco ventilados “inboard” nas quatro rodas, ou seja, posicionados junto aos diferenciais.

Toyota Mega Cruiser, o exótico Hummer japonês - Assobrav


 

Vendido exclusivamente no Japão, também foi usado pela polícia, bombeiros e equipes de resgate, e só um número muito baixo (133) foi vendido a civis. Este veículo também serviu para testar detalhes que eventualmente foram produzidos em massa nos SUVs Toyota, como o Land Cruiser. Mas, financeiramente, foi um retumbante fracasso para a Toyota.

Tinha um preço no Japão equivalente a US$ 100 mil. A Toyota conseguiu exportar algumas unidades para a Austrália. A produção deste jipão japonês foi encerrada em 2002, com 3.000 Mega Cruiser fabricadas.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español