Mega Cruiser, o Hummer da Toyota
Quem diria. A japonesa Toyota já teve seu dia de marca chinesa. O Toyota Mega Cruiser foi um modelo 4×4 lançado pela Toyota em 1995. É o maior 4WD produzido pela Toyota até hoje e não esconde a inspiração no Hummer H1. Essa tal “inspiração” é costume ainda hoje entre muitas marcas chinesas.
por Ricardo Caruso
Como o jipão americano, foi concebido primeiro como veículo militar, sendo usado como transporte de soldados, equipado com morteiros e misseis anti-aéreos, nas missões das Forças de Defesa Terrestres do Japão. A versão militar tinha o código BXD10 e a versão civil era a BXD20. As versões civis recebiam pesadas cargas de impostos pesados, devido às suas grandes dimensões.
O Mega Cruiser tinha motor de quatro cilindros em linha, 4.1 litros, turbo-diesel e intercooler, com duplo comando de válvulas no cabeçote e 16 válvulas, fornecendo 150 cv de potência e 38 mkgf de torque, máximos. O motor focalizava essencialmente na produção de muito torque a baixas rotações.
Este SUV tinha bloqueios de diferencial na frente, no meio e atrás, assim como direção nas quatro rodas e caixa de transferências com duas velocidades. A caixa é automática de quatro marchas com overdrive, transmitia a potência para as quatro rodas permanentemente. A suspensão era independente, com triângulos sobrepostos nas quatro rodas. Usava freios com disco ventilados “inboard” nas quatro rodas, ou seja, posicionados junto aos diferenciais.
Vendido exclusivamente no Japão, também foi usado pela polícia, bombeiros e equipes de resgate, e só um número muito baixo (133) foi vendido a civis. Este veículo também serviu para testar detalhes que eventualmente foram produzidos em massa nos SUVs Toyota, como o Land Cruiser. Mas, financeiramente, foi um retumbante fracasso para a Toyota.
Tinha um preço no Japão equivalente a US$ 100 mil. A Toyota conseguiu exportar algumas unidades para a Austrália. A produção deste jipão japonês foi encerrada em 2002, com 3.000 Mega Cruiser fabricadas.