Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Menores e melhores: Jaguar-Land Rover prepara novos motores

Compartilhe!

16f8e206e4e8749fa3fc0eacd02feeed_L

A nova linha de motores Ingenium, da Jaguar Land Rover, permite oferecer motores a gasolina e diesel, configuráveis e flexíveis o suficiente para uso em toda a gama de modelos das marcas Jaguar e Land Rover. A Ingenium suporta vários níveis de potência, diferentes sistemas de tração e três tipos de transmissão (manual, automática e ouuma específica para sistemas híbridos).

Todas as versões diesel e a gasolina da Ingenium serão equipados com turbocompressor, que aumenta o desempenho a baixas velocidades e ajuda a reduzir consumo e emissões de CO2. Ron Lee, o responsável pelos motores da JLR, disse que os dois pontos de destaque dos Ingenium é serrem configuráveis e flexíveis”. Assim, o desenho da plataforma modular permite que vários componentes sejam compartilhados entre motores a gasolina e diesel, simplificando o processo e a rapidez de construção. O primeiro motor Ingenium a ser produzido será o AJ200D, diesel 2.0, em que o atrito é reduzido em 17% comparado com o motor equivalente  atual. Esta redução deverá ter implicações na redução do consumo de combustível e de emissões.

Para garantir que corresponde às expetativas, o primeiro motor já passou pelo equivalente a oito anos de avaliações, ao longo de mais de 72 mil horas de testes em dinamômetro e 3,2 milhões de quilômetros nas ruas. Estes motores começarão a ser produzidos a partir de janeiro do próximo ano e farão parte, entre outros, do novo sedã Jaguar XE.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español