Menos de US$ 200 mil: 540C é a McLaren “popular”
Apresentado no Salão de Shangai, o McLaren 540C Coupé tem 540 cv e estará disponível mundialmente por menos de US$ 200 mil.
Depois de apresentar o primeiro modelo da nova linha de acesso Sport Series, o 570S Coupé, a McLaren acaba de mostrar a versão mais simples -espécie de esportivo popular das classes abastadas- o 540C Coupé, no Salão de Shangai, na China. A marca britânica afirma que se trata do seu modelo mais barato de todos os tempos, num modelo que, ao contrário do que se pensava inicialmente, estará disponível globalmente. O 540C Coupé já está disponível para encomenda e as primeiras entregas estão previstas para o início do próximo ano. Os preços começam em cerca de US$ 180 mil no Reino Unido.
O 540C Coupé usa o motor do 570C Coupé, mas com a potência reduzida de 570 para 540 cv a 7500 rpm (e 54 mkgf de torque entre as 3500 e as 6500 rpm) vindos do 3.8V8 biturbo, surgindo acoplado a uma caixa de câmbio de dupla embreagem Seamless Shift Gearbox com sete marchas. Com estas caraterísticas, o modelo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3,5 segundos (0-200 km/h em 10,5 s) e de atingir a velocidade máxima de 320 km/h. Nada ruim para um “popular”…
Equipado com sistema start/stop, anuncia consumos de 9,5 km/litro em estrada e emissões de CO2 de 258 g/km. Graças ao chassi monobloco de fibra de carbono e painéis da carroceria de alumínio, pesa 1311 kg, com distribuição de peso em 42/58%.
Esteticamente, este segundo membro da Sport Series segue as linhas do 570S Coupé, adotando um “pacote” aerodinâmico com ligeiras mudanças, assim como rodas específicas de 19 e 20 polegadas com pintura prata ou escurecidas. Por dentro, destaque para os revestimentos em couro nos bancos, painel de instrumentos e forro das portas. Destaque também para o sistema de multimídia baseado numa tela touchscreen de 7 polegadas, com conexão Bluetooth e GPS.
Andando, as mudanças também são poucas, com alteração na calibragem dos amortecedores, agora menos esportiva diante do 570S Coupé.