Mercedes AMG GT S, o Safety Car da DTM
Como na Fórmula 1, o Mercedes- Benz AMG GT S é o modelo usado como Safety Car da DTM neste ano.
O novo Safety Car da DTM –o Mercedes-AMG GT S- estreou na segunda prova realizada este ano, na pista EuroSpeedway Lausitz (em maio). O esportivo da Mercedes-Benz ajuda a manter a segurança em pista no campeonato de turismo mais importante do mundo. Tecnicamente, este carro é o mesmo que o veículo de produção, como seu parceiro usado na Fórmula 1.
O Mercedes-AMG GT S impressionou desde seu lançamento no mercado, em março de 2015. A segunda prova do DTM, na EuroSpeedway Lausitz testemunhou a estreia do carro como o Safety Car oficial da categoria. O procedimento é habitual na DTM, onde os três fabricantes revezam regularmente os seus Safety Cars, o que significa que o GT S também entrou em ação na quarta prova em Zandvoort, Holanda (julho) e será usado na prova final em Hockenheim (outubro).
Ao volante do Safety Car está o piloto Jürgen Kastenholz, que tem a missão de entrar na pista sempre que ocorrerem situações de perigo, condições de clima adversas ou quando acidentes tornam necessária a intervenção do Safety Car em pista. O objetivo é proporcionar condições de segurança máxima para os pilotos, público e e comissários da prova. Após receber uma mensagem via rádio dos organizadores da prova, o Safety Car entra em pista à frente do primeiro classificado da corrida, e lidera os veículos da corrida ao longo da pista até que tudo volte ao normal e seja autorizado a voltar para os boxes.
Os veículos esportivos AMG também são utilizados como Safety Car na Fórmula 1. O Mercedes-AMG GT S substitui o Safety Car anterior, o C 63 AMG Coupé Black Series, que foi usado na DTM entre 2012 e 2014. Sendo o segundo veículo esportivo desenvolvido de forma independente pela Mercedes-AMG, o GT S tem a mesma configuração mecânica do Safety Car Oficial em todas as 19 provas da temporada de Formula 1 deste ano.