MERCEDES ANUNCIA AMANHÃ FÁBRICA DE CARROS EM SÃO PAULO
As marcas que deixaram de fabricar carros no Brasil há alguns anos agora correm atrás do prejuízo. Em especial Audi, Mercedes-Benz e Chrysler. A BMW já anunciou sua fábrica brasileira, da mesma forma que a Audi e a Chrysler (que voltará com os Jeep, feitos pela Fiat no Pernambuco daqui dois anos). Agora, outra que se arrependeu foi a Mercedes-Benz, que tem tudo certo para anunciar amanhã a sua nova fábrica (que ficará em Iracemápolis, SP), durante encontro entre executivos da montadora e o governo paulista.
Será a segunda fábrica de carros da Mercedes-Benz no País, pois até 2005 a empresa produzia a primeira geração do Classe A em Juiz de Fora, MG. A partir de então, a unidade passou a montar o cupê CLC, também já fora de linha, que ia para o mercado norte-americano. Hoje, está voltada à produção de caminhões.
A cidade mais cotada para receber a nova fábrica da Mercedes-Benz é Iracemápolis, perto de Limeira, que fica a 150 quilômetros da capital paulista. O primeiro carro a ser fabricado lá será o GLA, em 2015, quando a unidade será inaugurada. Além do GLA, também será produzido o sedã CLA. A Mercedes-Benz pode até tornar brasileiro o Classe C, que em breve será reformulado na Alemanha.
TRIO ALEMÃO
Assim, fecha-se o grupo das três marcas top alemãs (Audi, BMW e Mercedes) que terão carros brasileiros. A Audi anunciou no último dia 17 que fabricará A3 Sedan e Q3 no país. A produção destes modelos será em São José dos Pinhais (PR), onde a Volkswagen, detentora da marca, possui fábrica e de onde já saíram os A3 nacionais. O sedã será lançado em 2015 e o SUV compacto em 2016.
A BMW, por sua vez, já havia confirmado seus planos de fabricação local, mas esperou a definição do Inovar Auto e, no começo de agosto informou que a cidade escolhida foi Araquari (SC). De lá deverá sair o o hatch Série 1, o sedã Série 3 e o X1, com os primeiros carros sendo entregues no final de 2014.