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MERCEDES MOSTRA O CROSSOVER GLA

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A Mercedes-Benz vai apresentar no Salão de Frankfurt seu rival para o Audi Q3, BMW X1 e, em especial, Range Rover Evoque. Trata-se do GLA, que segue bem de perto as linhas mostradas no protótipo Concept GLA há alguns meses. O GLA estará à venda no mercado europeu no primeiro semestre de 2014 e ainda não tem data para chegar ao Brasil.

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O GLA é o quarto membro da nova família de modelos compactos da Mercedes-Benz, feitos na plataforma MFA de tração dianteira ou integral; os anteriores foram Classe A, Classe B e CLA. A linha estará completa no próximo ano, com a chegada do modelo “shooting break” do CLA.

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O GLA é realmente parecido com o Concept GLA, em especial na frente e traseira, com aparência esportiva. E isso mantendo a identidade visual com os outros três modelos feitos com base na plataforma MFA.

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O GLA tem 4417 mm de comprimento, 1805 mm de largura e 1494 mm de altura. Ou seja, é um carro mais comprido e estreito que o Concept GLA, mas de acordo com os seus principais rivais. Comparando com o Classe A, o GLA é mais longo em 125 mm, mas tem a mesma distância entre-eixos de 2699 mm.

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Disponível com tração dianteira ou integral, o GLA oferece longa lista de motores a gasolina e diesel. Entre eles o 1.6 a gasolina com 156 cv (no GLA 200) e o 1.8 turbodiesel com 136 cv (GLA 200 CDI), sempre com tração dianteira. Com tração integral, o GLA oferece o motor 2.1 com 170 cv (GLA 220 CDI) e o top de linha GLA 250 com o 2.0 turbo a gasolina de 211 CV.

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A caixa de câmbio pode ser manual de seis marchas ou automática de dupla embreagem, a primeira para os modelos de tração dianteira e a segunda para os 4×4, sendo esta opcional para os 4×2.

O sistema 4Matic é a base dos modelos de tração integral, e em utilização normal funciona apenas com tração dianteira, podendo, depois, passar até 50% do torque para as rodas traseiras, conforme a necessidade. Porém, a Mercedes-Benz espera que sete em cada 10 GLA vendidos sejam de tração dianteira, confirmando a tendência há muito identificada pela marca.

No assunto consumo, a referência será o GLA 200 CDI que, segudno a Mercedes, fará 24 km/litro de diesel. Isso é a alcançado graças às tecnologias de economia de combustível, como o sistema stop/start, sendo que o Cx é de apenas 0,29, o que também, muito nesta tarefa.

O interior do GLA é basicamente o mesmo do Classe A, mas com características próprias da sua condição de crossover. Por exemplo, a posição de direção é mais elevada, pois no Classe A o banco está a 276 mm do piso, e no GLA está a 549 mm. Esta é a grande diferença para os outros modelos equipados com a plataforma MFA, pois de resto tudo é semelhante.

O espaço é para cinco lugares, com o banco traseiro rebatível, o que deixa o piso do porta-malas plano. O porta-malas tem capacidade de 421 litros com os bancos em posição normal, e 836 litros com eles rebatidos.

Possuindo tração integral, o GLA está apto a rodar fora de estrada, embora longe das possibilidades oferecidas pelo Range Rover Evoque. Ainda assim, a marca garante que o GLA se dá bem com pisos irregulares e inclinações. Tem a função “Downhill Speed Regulation”, que é um controle de descida em declive e que ajusta a velocidade nessa situação. A transmissão tem uma função “off-road”, que altera as trocas de marcha e aplicação do acelerador, sendo que os modelos equipados com o sistema Command permitem que o motorista monitore, em tempo real, o funcionamento da transmissão. Tudo, à excepção do Command, é de série no GLA 4Matic.

Evidente que o GLA não descuida dos aspetos de segurança, e por isso, o crossover oferece o sistema Attention Assist (que detecta o cansaço ou o adormecimento do motorista); o Collision Prevention Assist (que funciona a partir dos 5 km/h) e um modo Plus deste sistema, mais avançado que funciona em combinação com o Distronic Plus (opcional), e o “cruise control” que atua no GLA automaticamente até velocidades de 200 km/h. O sistema também antevê colisões traseiras e com veículos estacionados, a baixa velocidade.

Entre os vários equipamentos disponíveis, integração total do iPhone, conexão com internet, aplicações como Facebook e Twitter, GPS, rodas de liga-leve aro 18, suspensão esportiva e rádio digital. Uma versão AMG Sport está prevista e, mais adiante, um GLA 45 AMG deverá estar a caminho.

 


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