Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Merkur, o caminhão que tem duas caras

Compartilhe!

image

Olhe bem as fotos. Não, você não tomou umas a mais. Esse caminhão tem realmente duas caras, ou melhor, duas frentes (e nenhuma traseira). Trata-se do Merkur, desenvolvido pela Zeigler alemã, fabricante de caminhões de bombeiros.

Este veiculo de resgate é composto por duas cabines (uma em cada extremidade) e é possível dirigi-lo de uma ou de outra. O Merkur foi desenvolvido para ser um veiculo de resgate em túneis, e para não perder muito tempo com as manobras mais complicadas, basta mudar para a outra cabine e sair acelerando.

O Merkur tem capacidade para transportar 12 pessoas, e cada assento está equipado com uma máscara de oxigênio. Outra boa característica do Merkur são as câmeras de imagem térmica, que ajudam na orientação em situações de menor visibilidade.Uma das grandes vantagens dele é ser totalmente elétrico, propulsionado por dois motores de 95 kW, que garantem autonomia de 200 km, atingindo a velocidade máxima de 60 km/h.

Mas não pense que isto é ficção ou apenas um protótipo, até porque esta ferramenta de salvamento já está disponível na Croácia, mais precisamente no túnel de Ucka, com 5 km de comprimento. Este túnel foi considerado pelo alemão ADAC (o maior automóvel clube da Europa) como um túnel de alto risco. Apesar disso e de alguns graves acidentes, o tráfego continua liberado por ali.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español