Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Mitsubishi exibe tecnologia com o Emirai3 xDas Concept

Compartilhe!

A Mitsubishi apresentou o ultra-futurista Emirai3 xDas Concept. O modelo, que estreará oficialmente no final do mês no Salão de Tóquio, serve para exibir uma série de tecnologias de assistência à condução.

e0d5950c9742752c046594d39418519d_L

A marca japonesa mostrou o Emirai 3 xDas Concept cerca de duas semanas antes de o apresentar pela primeira vez ao público no Salão de Tóquio, no Japão. O modelo traz um conjunto de tecnologias de assistência à condução, incluindo um sistema que permite que o carro reaja automaticamente conforme o estado de espirito do motorista.

No interior, destaque para as várias telas LCD, alinhadas de forma a facilitar a visualização e o funcionamento. As telas na esquerda e direita do motorista são configuráveis, e respondem aos gestos das mãos, sem contacto físico com botões ou qualquer tipo de superfície. O motorista pode ainda utilizar um dispositivo que alerta por meio de vibração, caso exista uma situação perigosa ou alterações na configuração do carro.

e0d5950c9742752c046594d39418519d_2_L

O Emirai tem ainda head-up display, que informa o condutor da existência de situações de perigo nas vias, incluindo em curvas e cruzamentos, recorrendo a informações em mapa 3D. Uma câmera monitora constantemente o motorista, avaliando as expressões faciais e ligando essa informação ao batimento cardíaco. O carro passa a responder diferente depois de ter estes dados recolhidos, após confrontá-los com um histórico. Uma das funcionalidades, baseada nesta tecnologia, é o aviso para o motorista parar, em caso de cansaço. O sistema permite ainda gravar “pontos negros” de acidentes e partilhar essa informação com outros motoristas.

Em exibição em Tóquio estará ainda o Emirai3 xAuto, modelo que antecipa a tecnologia de condução autônoma. Este concept recorre a mapas 3D para definir uma rota e usa navegação por satélite. O estudo reage de acordo com as condições das vias e do trânsito, utilizando um sistema desenvolvimento pela Mitsubishi para se comunicar com outros carros.

Este sistema permite detectar potenciais colisões e advertir outros motoristas, recorrendo a radares e câmeras, registrando objetos em movimento, mesmo no escuro ou a grandes distâncias. Com este sistema, o carro pode ainda mudar de faixa automaticamente, mesmo em situações de pouca visibilidade, e estacionar de forma autônoma, a partir de um comando no volante ou utilizando controle remoto ou aplicativo em smartphone.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *