Mitsubishi exibe tecnologia com o Emirai3 xDas Concept

Compartilhe!

A Mitsubishi apresentou o ultra-futurista Emirai3 xDas Concept. O modelo, que estreará oficialmente no final do mês no Salão de Tóquio, serve para exibir uma série de tecnologias de assistência à condução.

e0d5950c9742752c046594d39418519d_L

A marca japonesa mostrou o Emirai 3 xDas Concept cerca de duas semanas antes de o apresentar pela primeira vez ao público no Salão de Tóquio, no Japão. O modelo traz um conjunto de tecnologias de assistência à condução, incluindo um sistema que permite que o carro reaja automaticamente conforme o estado de espirito do motorista.

No interior, destaque para as várias telas LCD, alinhadas de forma a facilitar a visualização e o funcionamento. As telas na esquerda e direita do motorista são configuráveis, e respondem aos gestos das mãos, sem contacto físico com botões ou qualquer tipo de superfície. O motorista pode ainda utilizar um dispositivo que alerta por meio de vibração, caso exista uma situação perigosa ou alterações na configuração do carro.

e0d5950c9742752c046594d39418519d_2_L

O Emirai tem ainda head-up display, que informa o condutor da existência de situações de perigo nas vias, incluindo em curvas e cruzamentos, recorrendo a informações em mapa 3D. Uma câmera monitora constantemente o motorista, avaliando as expressões faciais e ligando essa informação ao batimento cardíaco. O carro passa a responder diferente depois de ter estes dados recolhidos, após confrontá-los com um histórico. Uma das funcionalidades, baseada nesta tecnologia, é o aviso para o motorista parar, em caso de cansaço. O sistema permite ainda gravar “pontos negros” de acidentes e partilhar essa informação com outros motoristas.

Em exibição em Tóquio estará ainda o Emirai3 xAuto, modelo que antecipa a tecnologia de condução autônoma. Este concept recorre a mapas 3D para definir uma rota e usa navegação por satélite. O estudo reage de acordo com as condições das vias e do trânsito, utilizando um sistema desenvolvimento pela Mitsubishi para se comunicar com outros carros.

Este sistema permite detectar potenciais colisões e advertir outros motoristas, recorrendo a radares e câmeras, registrando objetos em movimento, mesmo no escuro ou a grandes distâncias. Com este sistema, o carro pode ainda mudar de faixa automaticamente, mesmo em situações de pouca visibilidade, e estacionar de forma autônoma, a partir de um comando no volante ou utilizando controle remoto ou aplicativo em smartphone.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español