Morgan de três rodas ganha versão elétrica
Os Morgan EV3 e “4-4 80th Anniversary” surpreenderam em Genebra. A Morgan investindo no diferencial das três rodas combinadas com desenho clássico e novas tecnologias, com o mais famoso de seus modelos -o 3-Wheeler- rendendo-se agora à mobilidade elétrica.
A Morgan chegou ao Salão de Genebra com duas novidades em carteira, apresentando no evento suíço o novo EV3, versão elétrica do 3-Wheeler, e a edição especial comemorativa “4-4 80th Anniversary”. Como é habitual nas criações desta marca britânica, os dois modelos oferecem espantosa combinação de linhas clássicas e tecnologias atuais, como é o caso da aposta nos motores elétricos.
Batalhando na filosofia de que “o velho encontra-se com o novo”, o EV3 é um 3-Wheeler que usa motor elétrico de 62 cv, que envia a potência para o eixo traseiro, e recorre a uma bateria com 20 KWh de capacidade. Isto permite a este modelo de curioso desenho ir de zero a 100 km/h em menos de 9 segundos, atingir velocidade máxima de até 145 km/h e cumprir sem qualquer emissão de poluentes o total de 240 km até que a energia se esgote. A potência de 62 cv não deixava prever este nível de desempenho, mas para chegar a isso teve contribuição essencial do baixo peso deste modelo, que é o primeiro da Morgan a usar fibra de carbono no processo de fabricação da estrutura, em combinação com os painéis em alumínio.
No desenho as principais alterações surgem na frente do modelo, que deixa de ter o motor visível e passa a apresentar uma generosa entrada de ar para arrefecimento das baterias. O outro grande destaque vai para o farol acomodada do lado direito, que reforça ainda mais o caráter exclusivo deste EV3. Beneficiando do reforço da aposta do governo britânico nos modelos de baixas emissões e contando com o apoio de investidores, a Morgan diz que o EV3 irá entrar em comercialização perto do final do ano, e que o preço será similar ao do 3-Wheeler a gasolina.
80 ANOS
Genebra recebeu também a estreia da edição especial “4-4 80th Anniversary”, que celebra os 80 anos do modelo 4/4. Apresentado em fotos e também por meio do vídeo “80 anos em quatro minutos”, esta série faz uso do mesmo motor 1.6 Ford Sigma da versão básica, com potência de 110 cv, e terá produção limitada a 80 unidades.
O 4-4 é um dos modelos com maior longevidade no mundo do automóvel, pois desde que foi apresentado no London MotorShow de 1936, sua produção apenas foi interrompida por um breve período durante a Segunda Guerra Mundial.
Cada unidade da edição “4-4 80th Anniversary” vai incorporar elementos que prestam homenagem à primeira geração deste modelo, com os clientes tendo a opção de escolher entre três cores diferentes para o exterior e também da para o habitáculo.