Morreu Eddie Jordan
Notícia triste. Eddie Jordan, o carismático empresário irlandês que proporcionou a Michael Schumacher a sua estreia na Fórmula 1 em 1991 e a Rubens Barrichello em 1993, faleceu aos 76 anos vítima de câncer na próstata, na sua casa na África do Sul.
da Redação

Figura impar do automobilismo, Jordan fundou a sua própria equipe de Fórmula 1 em 1991, sediada em Silverstone, e manteve-se no comando da mesma até 2005. Após várias mudanças de nome e propriedade, a estrutura que criou é hoje a Aston Martin.
Com abordagens ousadas e um espírito irreverente, Jordan e a sua equipe trouxeram um inédito toque de alegria, meio “rock’n’roll”, ao paddock da Fórmula 1, sem nunca comprometer a competitividade. Capaz de desafiar construtores de maior dimensão e poder financeiro, a Jordan Grand Prix alcançou momentos memoráveis, incluindo a estreia de Michael Schumacher no GP da Bélgica de 1991 e a vitória de Damon Hill no GP da Bélgica em 1998. O irmão de Schumacher, Ralf, também correu pela equipe em 1997 e 1998.

Antes de se tornar chefe de equipe, Jordan se destacou nas competições como piloto e depois como empresário de pilotos e gestor de carreiras. Depois de deixar a Fórmula 1, tornou-se comentarista de televisão, atraindo audiência com o seu estilo franco e sempre bem-humorado.
A família recordou-o com carinho: “Muitas pessoas sentirão a sua falta, mas ele deixa-nos com toneladas de ótimas recordações para nos manter sorridentes durante a nossa tristeza. O diretor executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, também expressou o seu pesar: “Com a sua energia inesgotável, soube sempre fazer as pessoas sorrirem, permanecendo sempre autêntico e brilhante. O Eddie foi o protagonista de uma era da Fórmula 1 e a sua falta será profundamente sentida”.
Jordan faleceu durante a madrugada deste dia 20 de março na Cidade do Cabo, rodeado pela família. Neste momento, permanece o legado de um homem que revolucionou a forma de gerir uma equipe de Fórmula 1 e que nunca perdeu o espírito competitivo e apaixonado pelo automobilismo, num exemplo raro de presenciar nos dias de hoje.