Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

MORREU KASINSKI

Compartilhe!

Morreu ontem, 9 de fevereiro, em São Paulo, o fundador da Cofap e da  fabricante de motocicletas Kasinski, Abraham Kasinski, aos 94 anos. O corpo do empresário foi sepultado hoje, sexta-feira. Filho de imigrantes russos, o simpático Kasinski nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, em 1917. Começou a trabalhar aos 10 anos na “Três Leões”, loja de autopeças que pertencia a seu pai.

Em 1955, fundou a Cofap, que chegou a faturar US$ 1 bilhão por ano. Até hoje a empresa é lembrada por usar os cachorros “salsicha” na publicidade de seus amortecedores. Alías, a qualidade desses componentes tinha reconhecimento internacional. Em 1998, pressionado pela familia, Kasinski vendeu a empresa de autopeças para um grupo internacional. Apaixonado por carros e motos, dois anos depois, criou a fábrica de motocicletas que leva seu sobrenome.

Kasinski estava envelhecendo e não tinha mais funções na montadora de motos desde 2009, e por isso vendeu 100% da empresa para a CR Zongshen do Brasil, holding nacional da Zongshen Industrial Group, da China. A Kasinski tem hoje cerca de 550 funcionários e mantém uma fábrica em Manaus (AM) desde 2010.

Em 2002, Abraham Kasinski recebeu o prêmio de empreendedor do ano da revista “Isto É Dinheiro”. Quatro anos depois, em 2006, ganhou uma biografia, escrita por Maria Lúcia Doretto. A Fundação Abraham Kasinski, criada em 1993, administra o Colégio Barão de Mauá, em São Paulo, SP.

Kasinski vai deixar saudades.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español