Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Morreu Lee Iacocca

Compartilhe!

Lee Iacocca, genial empresário que dirigiu a Ford e que salvou a Chrysler da falência, morreu aos 94 anos, na sua casa em Bel Air, na California.

 

Iacocca, que sofria de Mal de Parkinson, será lembrado com um dos maiores e mais apaixonados executivos da indústria automotiva. É o único executivo nos tempos modernos que liderou as operações de duas das três maiores fabricantes norte-americanas, Ford e Chrysler.

Lido Anthony Iacocca nasceu em 1924 na Pensilvânia, filho de imigrantes italianos. Sua carreira na Ford começou em 1946, quando ingressou na empresa como estagiário e logo passou a atuar na área de venda para frotistas. Em 1956 lançou o chamado “Plano 56/56”, para os clientes pagarem seus carros em 56 vezes. Pouco tempo depois, aos 36 anos, tornou-se vice-presidente da divisão Ford. 

 

 

Apesar da enorme competência, é o tipo de executivo que não teria espaço hoje na indústria automotiva, onde gostar e entender de automóveis passou a ser irrelevante. Manteve a presidência até 1992, quando se aposentou aos 68 anos. Na época, já tinha acrescentado as marcas American Motors Corporation (AMC) e a Jeep ao portfólio de marcas do grupo. Passou a se dedicar ao trabalho de consultorias e à Fundação Iacocca, instituição sem fins lucrativos para pesquisas da diabetes.

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *