MORREU PORSCHE, O PAI DO 911

Ferdinand Alexander Porsche, criador do Porsche 911 e neto do fundador da marca de esportivos que leva o nome da família, morreu hoje (05/04) em Salzburg, aos 76 anos.
O executivo-chefe da Porsche, Matthias Müller, reconheceu os méritos de Ferdinand na empresa. “Lamentamos a morte de Ferdinand Alexander Porsche. Como criador do Porsche 911, ele criou uma cultura do desenho em nossa empresa, que caracteriza nossos esportivos até hoje”, disse. Müller acrescentou que a “filosofia de bom desenho” imposta por Ferdinand é para a Porsche “um legado a ser honrado no futuro”.
Ferdinand nasceu em 11 de dezembro de 1935 em Stuttgart (sul da Alemanha), filho mais velho de Dorothea e Ferry Porsche. Sua infância foi influenciada pelos automóveis, já que passava muito tempo nos oficinas de desenvolvimento e construção de seu avô Ferdinand Porsche.

Em 1962, ele assumiu a direção do estudio de desenho da Porsche e criou, posteriormente, o 911, um modelo que até hoje causa furor em todo o mundo, e que se tornou um ícone no segmento de esportivos. Também trabalhou no projeto de modelos de corrida dos anos 1960, como o 804 de Fórmula 1, e o Porsche 904 Carrera GTS.
Junto com outros membros da empresa, ele deixou a atividade operacional na Porsche quando a companhia se transformou em sociedade por ações, no início dos anos 1970, e criou o estúdio de Design da Porsche, em Stuttgart. Desenvolveu também inúmeros acessórios como relógios e óculos conhecidos mundialmente sob a marca “Porsche Design”.