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MOTO2: o que matou Luis Salom

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A telemetria da moto do piloto Luis Salom, divulgada agora, indica que a passagem sobre uma irregularidade no asfalto com o freio acionado, durante uma volta rápida, provocou o acidente fatal do espanhol nos treinos livres de Moto2.

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De acordo com os dados fornecidos pela equipa de Salom, o piloto chegou à zona de frenagem  para a curva 12 do circuito da Catalunha, palco da sétima prova do Mundial de motovelocidade, seis km/h mais lento do que na sua volta mais rápida, o que o levou a frear nove metros mais tarde do que o habitual.

“Na entrada desta curva existe uma irregularidade no asfalto, conhecida de todos os pilotos, e o atraso na freada fez com que o Luis Salom tivesse mantido o freio acionado ao passar por cima dela, ao contrário da maioria das voltas anteriores, em que soltou antes o freio”, informou a equipe.

O fato de manter a moto em frenagem e passar sobre a irregularidade em velocidade idêntica à de uma volta rápida “provocou pressão excessiva sobre o freio dianteiro e a perda de aderência, que provocou a sua queda, com o resultado trágico que é conhecido”. Ele passou reto pela curvas e bateu em alta velocidade contra a barreira de proteção.

Salom morreu na sexta-feira, aos 24 anos, em consequência de um acidente sofrido nos treinos livres do GP da Catalunha de Moto2, que foi suspensa a 24 minutos do fim.

Segundo a FIM, Salom foi atendido pelos médicos ainda na pista, mas devido à gravidade dos ferimentos, foi levado de ambulância para o Hospital Central da Catalunha, onde foi confirmado o óbito. Provavelmente ele morreu na pista -como Senna e Ratzemberger- e foi levado às pressas do autódromo para evitar problemas maiores para os organizadores. Outra questão: se havia um defeito na pista, com risco para os pilotos, por qual razão isso não foi corrigido?

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