Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Motores Mazda irão dispensar as velas de ignição

Compartilhe!

Hoje praticamente desconhecida no Brasil, a Mazda segue tendo em novas tecnologias seu principal diferencial. Foi assim com os motores Wankel, por exemplo. Começam agora a surgir as primeiras novidades da nova geração de motores Skyactiv da Mazda. Uma delas será a eliminação das velas de ignição.

SKYACTIV

Tal como já tinha sugerido o chefão da Mazda, Masamichi Kogai, uma das grandes prioridades para a marca japonesa é o cumprimento das legislações de emissões e a eficiência no consumo.

Como tal, uma das novidades da próxima geração (a segunda) de motores Skyactiv é a implementação da tecnologia de “ignição por compressão de carga homogênea” (HCCI) nos motores a gasolina, substituindo as tradicionais velas de ignição. Este processo, semelhante ao aplicado nos motores Diesel, é baseado na alta compressão da mistura de gasolina e de ar nos cilindros, o que segundo a marca vai tornar o motor até 30% mais eficiente.

Esta tecnologia já tinha sido testada por várias marcas, como General Motors e Mercedes-Benz, mas sem sucesso. Os novos motores deverão estrear em 2018, na próxima geração do Mazda3 e serão implementados gradualmente na restante linha da marca. Quanto às motorizações elétricas, é quase certo a Mazda trará muitas novidades até 2019.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *