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MOTO&TÉCNICA: reencarna a Honda CRF1000L Africa Twin

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A histórica Honda está de volta, desta vez com maior cilindrada, muita tecnologia e eficiente caixa de câmbio automática de dupla embreagem. Prevista para chegar aos principais mercados europeus no final do ano, a nova CRF1000L Africa Twin espera assim voltar a seduzir quem procura uma moto com bom equilíbrio entre capacidade de utilização, postura e maneabilidade, tanto nas ruas como em atividades todo-terreno.

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Usando a legendária XRV750 Africa Twin original como inspiração, a Honda optou pela utilização de um motor de 1000 cm3 de dois cilindros paralelos e quatro válvulas por cilindro. Com entrega de potência (94 cv) e torque  (10 mkgf) forte e linear, este motor garante respostas quased instantâneas em todas as faixas de rotação, sendo esta acompanhada pelo som gratificante, que melhora à medida que sobe o ritmo de pilotagem, conferindo assim uma personalidade única a esta moto.

A reduzida altura do motor contribui para a excelente altura ao solo da nova Africa Twin, estando os demais componentes dispostos de forma inteligente para contribuir, de forma positiva, para o comportamento dinâmico e para a estética da moto. Isso inclui soluções como a bomba de água alojada no cárter da embreagem, permitindo assim reduzir as dimensões do motor.

Este motor vem acompanhado de uma caixa de câmbio de seis velocidades, de dimensões e peso reduzido, existindo como opcional a transmissão de dupla embreagem (DCT), que mantém as mesmas dimensões do modelo manual, mas dispõe de diversos modos de condução, o “D” automático, “S” automático esportivo (com três padrões de mudanças S1, S2 e S3) e o modo manual, que permite ao condutor engrenar as marchas por meio de botões no punho esquerdo. Por se tratar de um modelo aventureiro, existe o botão “G”, que ativa o modo Off-Road e melhora a tração e controle da moto.

Junto com o motor e a transmissão, a nova Africa Twin destaca-se pelo uso de um quadro rígido mas leve, com o berço do motor duplo em aço, reforçando a aparência (e desempenho) de uma verdadeira moto off-road. À frente destaca-se o garfo invertido Showa, de longo curso, que permite regulagemcom total e duas pinças de freio Nissin de quatro pistões e montagem radial, com discos ondulados flutuantes de 310 mm. Atrás temos um amortecedor Showa com ajuste hidráulico da pré-carga da mola.

Para o conjunto de rodagem, a Honda optou por rodas raiadas dec 21 polegadas e pneus 90/90-21 na frente e 18 polegadas e 150/70-18 atrás. Para manter alguns elementos característicos do modelo original, a nova Africa Twin utiliza farol duplo na frente, altura do banco regulável em 20mm (entre 870 ou 850mm) e utilização de um grande tanque de combustível, de 18,8 litros, que permite autonomia de 400 km.

A nova Honda CRF1000L Africa Twin estará disponível em três versões (STD, ABS e DCT), quatro esquemas de cores (CRF Rally, Tricolor, Cinza prata e Preto) com preços que começam nos US$ 13 mil no mercado europeu.


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