Vídeos

Música para os ouvidos: Ford Capri Zakspeed Turbo

Compartilhe!

Recomendação: primeiro assita ao vídeo, fique arrepiado com o som e só depois leia esta matéria.

Ah, os felizes anos 1980! RPM, Miami Vice, Ayrton Senna, Madonna, ombreiras, efeitos visuais duvidosos…Mas muito mais interessante do que isso tudo era o Grupo 5 do campeonato alemão de turismo, que gerou carros muito potentes e com aerodinâmica que parecia ser consequência de noites bem regadas a muito álcool.

untitled

O Ford Capri Zakspeed Turbo foi um dos automóveis que mais marcou o DRM -Deutsche Rennsport Meisterschaft- talvez pelo visual, talvez pelo som do motor turbo-comprimido, ou talvez por estas duas razões. Naquela época, para enfrentar os rivais da Divisão II, a Zakspeed -que teve até equipe de Fórmula 1-decidiu apostar num motor Cosworth 1.4 turbo como base, e a partir daí fez seu trabalho.

zakspeed

O resultado foi um motor capaz de produzir 495 cv de potência máxima, que aliados ao peso-pena de apenas 895 kg, deixaram o Ford Capri com disposição fora do comum para a época, e muito mais importante do que isso, capaz de brigar na pista com carros como Porsche 935 ou BMW M1.

Quanto à forma, digamos, exuberante do Ford Capri da Zakspeed, as semelhanças com o carro de série começam no tet e prolongam-se pelas colunas A e C e, terminam por aí. As regras da FIA assim impunham essa obrigatoriedade. No entanto, nada explicava quanto à largura dos automóveis, e por isso, invariavelmente, todas as marcas alargaram os seus carros.

No caso deste Ford Capri, recorreu-se ao uso de muito kevlar como material de construção dos novos painéis de carroceria e elementos aerodinâmicos, enquanto que alguns detalhes do automóvel de produção foram mantidos, como é o caso da grade, faróis e lanternas. Fora estes detalhes, tudo era quase exageradamente grande: o aerofólio traseiro era imenso, enquanto os radiadores curvados eram montados nos pára-lamas traseiros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em 1981, Klaus Ludwig foi campeão do DRM com 11 vitórias no campeonato. O carro do vídeo é exatamente o que Klaus conduzia.


Compartilhe!