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Mustang: tração dianteira, motor 10.0V8 ou carro de rali, mais 10 conceitos que nunca entraram em produção

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O Ford Mustang é um dos ícones automotivos globais mais famosos e cobiçados, que povoa o sonho de milhares e milhares de entusiastas. O Chevrolet Camaro foi embora, voltou e desapareceu; o Dodge Challenger também, mas o Mustang não. Com altos e baixos em sua trajetória, continua aí, mais firme e forte do que qualquer outro concorrente. Na verdade, é o único carro na história que transcendeu com sucesso suas origens de pony car/muscle car para se tornar um carro esportivo completo. Durante seus 55 anos de história, o Mustang percorreu um longo caminho desde seu humilde chassi baseado no usado no Ford Falcon até os níveis de desempenho e dirigibilidade “matadores de Porsche” de hoje.

por Ricardo Caruso, com Motor Junkie

E como todos provavelmente já sabem, existem vários modelos, gerações e versões deste modelo legendário. No entanto, a lista a seguir não é sobre essas variações bem conhecidas do Mustang. É sobre algo diferente, os modelos que a Ford de alguma forma considerou seriamente para produção, mas que por diversas razões nunca chegaram à linha de montagem. É a segunda e última parte da matéria que mostra 20 desses Mustang. Confira a Parte 1 dessa história aqui.

Estes são carros realmente interessantes e históricos, que a Ford deixou naquela área nebulosa entre a ficção e a realidade. Embora esses Mustang tenham conseguido sair das pranchetas e ir até a distante fase de protótipos, eles nunca chegaram às concessionárias. Então, aqui estão mais 10 Mustang que quase conseguiram -e podiam- mudar mais um pouco os rumos da história do modelo para sempre.

10. Mustang Shelby Quarter Horse 1979

No final dos anos 1960, a Ford teve várias edições de alto desempenho bem-sucedidas do Mustang. Mas mesmo assim, Shelby desenvolveu alguns de seus próprios protótipos para explorar ainda mais os limites da plataforma do carro. A Ford o chamou de “Quarter Horse”, construindo os protótipos de pré-produção em 1969 com muitas dicas de desenho interessantes que eles vincularam depois aos Mustangs Shelby e Boss.

Esses carros tinham uma dianteira Shelby e uma traseira Mustang. A Ford adicionou um motor Boss 429 e um painel de Mercury Cougar. A ideia deles era produzir uma espécie de Shelby GT 500 mais acessível. No entanto, a Ford matou o projeto em 1970.

9. Mustang Wagon 1976

Em 1976, a Ford decidiu brincar com a ideia de um Mustang wagon. Eles decidiram baseá-la na plataforma Mustang II e equipá-la com um rack de teto e apliques de madeira nas laterais. Naquela época, a Chevrolet tinha a wagon Vega de duas portas em oferta, então a Ford queria competir nesse segmento de mercado também.

No entanto, os fãs do Mustang agradecem até hoje o fato de que este carro nunca passou do estágio de conceito. Afinal, uma wagon Mustang com imitações de madeira dos lados, no estilo típico dos anos 1970, teria sepultado de vez qualquer característica esportiva que este modelo mal tinha. O Mustang II quase destruiu a reputação do Mustang dos anos 1960, mas era um mal necessário. Assim, um modelo wagon teria matado o carro de vez.

8. Mustang RSX 1979

Resumindo, em 1979 parecia que a Ford produziria um Mustang de aparência bem interessante como um carro especial de homologação para corridas de rali. Ao longo dos anos, o Mustang foi um carro de corrida de arrancadas, de rachas de ruas, de circuitos e até entrou em Le Mans, mas nunca foi um carro de rali. No entanto, com o Mustang RSX, a Ford queria mudar tudo isso.

Embora o carro tivesse um motor de quatro cilindros e 2,3 litros de linha (igual ao do Maverick 2.3 brasileiro), a Ford estava trabalhando firme em turbo-compressores. O público estava interessado, e por isso o conceito RSX ganhou muita cobertura de revistas de época e chamou a atnção dos fãs do modelo. Mas, como de hábito, a Ford decidiu abandoná-lo.

7. Mustang McLaren M81 1980

A Ford construiu este carro interessante com a ajuda da McLaren, por meio de seu escritório americano instalado em Michigan. A ideia por trás do projeto era pegar um motor turbo de 2,3 litros do Mustang comum e transformá-lo em uma “fera” para as ruas e estradas. Eles planejaram adicionar uma suspensão calibrada para corrida, carroceria mais leve e uma série de outras modificações. Então, a McLaren e a Ford instalaram um motor turbo bem ajustado, que produzia 190 cv, o que pode não parecer muito hoje em dia, mas para a época era surpreendente.

Esse foi um grande número para aqueles tempos, em especial vindo de um motor de 2.300 cm3, mudando totalmente a aparência do “Fox Mustang”. O resultado foi um desempenho e dirigibilidade impressionantes, mas também com um preço alto: a Ford o colocou à venda pelo preço de US$ 25.000. E isso era aproximadamente três vezes o preço de um Mustang normal. Então, apesar de todos os recursos interessantes do M81, ele foi um carro muito difícil de vender. Na verdade, a Ford vendeu apenas 10 unidades antes de cancelar o projeto.

6. Mustang 1989 com tração dianteira

No final dos anos 1980, a Ford decidiu matar o Mustang como um carro de tração traseira. Eles queriam introduzir o nome Mustang na plataforma de tração dianteira menor e mais econômica da Mazda. Eles tomaram a decisão, e suas equipes de desenhistas já começou a trabalhar no possível projeto.

Felizmente, sob forte pressão dos jornalistas especializados e público fã do carro, a Ford decidiu cancelar o projeto. Eles perceberam que era uma ideia melhor retornar o Mustang às suas raízes. Então, eles foram para um novo desenho e tecnologia, cancelando o projeto Mustang FWD. E é assim que o Mustang FWD de 1989 poderia ter parecido se a Ford tivesse seguido com seus planos malignos.

5. Mustang Boss 10.0V8 1995

O Mustang Boss Concept de 1995 foi uma dos carros mais insanos que a Ford já produziu sob o nome Mustang. Ele tinha um motor Boss 429V8 do final dos anos 1960. Mas eles arrombaram o bloco e conseguiram chegar a quase 10.000 cm3 de deslocamento e com 855 cv de potência máxima. Os resultados foram surpreendentes.

O Boss 10.0 vermelho podia acelerar de zero a 100 km/h em apenas 1,9 segundos. No entanto, apesar do enorme interesse dos admiradores que planejavam comprar essa máquina demoníaca, a Ford produziu apenas um exemplar.

4. Mustang Super Stallion 1997

Para mostrar o potencial do Mustang de quarta geração, a Ford apresentou o conceito Super Stallion em 1997. O carro era um Mustang GT comum, mas eles o equiparam com um motor modificado que podia funcionar com álcool. Surpreendentemente, ele produzia 545 cv com a ajuda de seus dois turbo-compressores.

A Ford disse que consideraria a produção futura de motores movidos a álcool como uma resposta à potencial crise do petróleo. Mas, como você provavelmente sabe, eles logo abandonaram o projeto Super Stallion.

3. Mustang FR500 1999

Em 1999, a Ford estreou o FR500. Mas, por fora, este Mustang parecia um cupê comum de 1999 com apenas a dianteira um pouco diferente. No entanto, o FR500 era um carro completamente modificado, que usava peças e experiência da Ford Performance. Então, ele era significativamente mais potente que o carro de linha, com 415 cv.

Além disso, ele tinha a suspensão modificada, distância entre-eixos maior e melhor distribuição de peso. Na verdade, o FR500 andava muito melhor que o mais potente dos Mustang de linha e era capaz de velocidades surpreendentes em curvas. Mas, por algum motivo, a Ford decidiu arquivar o projeto e não oferecê-lo ao público.

2. Mustang GT-R 2004

Em 2004, todos os olhos estavam voltados para a Ford e seus carros-conceito Mustang depois que eles anunciaram a quinta geração retro-futurista do esportivo. No entanto, logo a Ford apresentou o GT-R. Era ainda mais interessante, pois era um carro de corrida completo. No início dos anos 2000, a Ford queria restaurar sua reputação nas corridas, e viu no Mustang uma boa oportunidade para isso.

O GT-R parecia a melhor maneira de produzir um “carro de corrida de fábrica” para entrar em vários campeonatos. Mas, apesar do fato do GT-R ser um carro totalmente funcional e que despertou muito interesse de equipes de competição, a Ford decidiu seguir um caminho diferente.

1. Mustang Giugiaro 2006

A Italdesign, um dos estúdios de desenho mais respeitados do mundo, se uniu à Ford em 2006 para apresentar o belíssimo Mustang Giugiaro. Mas não foi apenas um exercício de estilo para os italianos se deliciarem. Era um carro totalmente remodelado, com um motor 4.6V8 e supercharger. Ele gerava 500 cv e era mais rápido do que o modelo de linha, claro. Melhor ainda, era mais luxuoso e mais leve. A Italdesign até revelou seus planos para uma produção limitada desses carros. Claro, teria um preço mais alto, já que eles visavam compradores mais exigentes e afortunados. Infelizmente, esse carro lindo nunca aconteceu.

Nestas duas matérias, mostramos os 20 protótipos do Ford Mustang que quase entraram em produção. Quem sabe, talvez a Ford decidisse ressuscitar alguns deles algum dia. Se fizessem, qual você escolheria para enfeitar sua garagem? Todos esses projetos eram promissores, então havia sempre uma pequena chance da Ford decidir ir com um deles para o futuro. Mas os temos mudaram rápido demais.


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