Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Na história: semáforo elétrico completa 101 anos

Compartilhe!

Cultura inútil é isso aí: o semáforo elétrico completou 101 anos de bons serviços. Em 1914, pouco depois do início da Segunda Guerra Mundial, foi instalado o primeiro sistema de semáforos elétricos, em Cleveland, nos Estados Unidos. A invenção -então bicolor- foi idéia de Lester Wire, inventor de Salt Lake City.

3503304405_d619fcdcc5_z

Quem lembrou disso foi o próprio o Google, que fez inclusive um vídeo para explicar a história desta útil engenhoca.

Mas nem tudo são méritos para os norte-americanos, como no caso “Santos Dumont x irmãos Wright”. Em 10 de dezembro de 1868, um outro semáforo -só que a gás- já havia sido colocado em funcionamento pelo engenheiro ferroviário inglês J. P. Knight. Estava instalado em Londres, na Inglaterra, no cruzamento das ruas George e Bridge, perto do Parlamento Britânico. Era usado para controlar o tráfego das carruagens, já que naquela época o automóvel nem sequer existia.

O sistema inglês usava dois bicos de gás que acendiam atrás de dois vidros, um vermelha e outro verde. Esse semáforo foi utilizado até o dia 2 de Janeiro de 1869, quando um dos dispositivos explodiu e provocou a morte de um polícial.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español