Última hora

NA LAMA: PORSCHE QUER FAZER O 911 OFF-ROAD

Compartilhe!

294x276

Não satisfeita com os SUVs Cayenne e Macan, a Porsche está preparando o lançamento de um 911 com características off-road, no melhor estilo das versões Allroad da Audi. O protótipo será mostrado no Salão de Pequim, em abril de 2014.

Os detalhes são ainda raros, mas comenta-se que o modelo vai ser batizado de 911 Safari e será inspirado nos 911 de rali desenvolvidos pela marca alemã nas décadas de 1970 e 1980. Criado a partir do Carrera 4, de tração integral, o 911 Safari deverá estar equipado com pneus específicos para o uso no fora de estrada e suspensão elevada, entre outras alterações.

Se o projeto for bem aceito pelo público, existe a possibilidade de chegar à linha de montagem em meados de 2016, momento para a qual está prevista uma atualização ao modelo. Para muitos, esta opção por parte da Porsche pode parecer muito estranha, mas foi pensada principalmente para mercados como a China, Rússia, América do Sul e Oriente Médio, onde as estradas não são tão boas quanto as americanas ou européias.

É importante ressaltar que existem precedentes históricos nesta nova abordagem do 911. Em 1978, por exemplo, a Porsche participou do Rali Safari com o 911 SC Safari, equipado com um motor 3.0 de seis cilindros e 250cv. Já em 1984, no Paris-Dakar, a Porsche participou com três 911 Carrera 4×4 de 225cv e dois anos depois regressou à prova com dois carros baseados no 911, os 959 Paris-Dakar.

Porsche 597
Porsche 597

Mais atrás, a marca produziu o 597, que acabou sendo preterido pelo exército alemão, que preferiu o DKW Munga, pois o Porsche era economicamente inviável pela época. Fabricado de 1955 até 1958, era bastante avançado, com câmbio de cinco marchas, capacidade anfíbia, ângulo de ataque de 65º e acionamento automático da tração nas quatro rodas. Foram fabricadas 71 unidades, todas feitas à mão, e a maioria foi destinada ao mercado civil.


Compartilhe!
1713592327