Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

PIQUET PODE REENCONTRAR A BRABHAM-BMW

Compartilhe!

brabham-bt52

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet poderá voltar a pilotar o antológico Brabham-BMW BT52 com o qual se sagrou campeão do mundo em 1983, o seu segundo dos três títulos mundiais que conquistou. Este modelo, que utilizava propulsor BMW turbo, foi restaurado pelo fabricante bávaro que pretendo coloca-lo na pista durante o “Goodwood Festival of Speed”, entre os dias 11 e 14 de julho, na Inglaterra.

Um pouco de história: o Brabham BT52, sucessor do fracassado BT50, foi projetado pelo lendário britânico Gordon Murray, considerado um dos magos da recente Fórmula 1. Como BT52, Nelson Piquet venceu sete GPs e levou o título da temporada , de 1983, batendo o francês Alain Prost, piloto da antiga Renault, por dois pontos. Riccardo Patrese era seu companheiro de equipe durante a temporada daquele ano.

brabham-bt52-f1-2

“Uma máquina como esta fez história e faz parte do passado recente de nossa emprese. Ela tem que estar pronta para rodar para orgulho de nossos fãs”, explicou Jens Marquardt, chefe da BMW Motorsport, responsável pela restauração do BT52. O chassis do carro, por exemplo, foi recuperado em Munique, Alemanha, num processo iniciado em outubro do ano passado e que está agora concluído.

Para pilotar o carro, a BMW admite estar em negociações com Piquet, que ainda não deu resposta, pois está analisando a proposta para voltar a guiar um Fórmula 1. Mas será que, depois de tantos anos, mais alguma equipe está procurando o tricampeão? Claro que não, mas seria bom, em tempos de Felipe Massa…

JFF


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español