Nissan GT-R com 3500 cv: qual o limite?
O motor VR38DETT, da Nissan, nascido pelas mãos dos mestres Takumi, parece não ter limite. A preparadora de Washington, nos Estados Unidos, Extreme Turbo Systems, conseguiu extrair 3.500 cv de potência máxima deste Nissan GT-R.
Dizem que o motor do Nissan GT-R aguenta tudo, ou quase tudo. Há mais de 10 anos as melhores empresas de preparação têm dedicado horas e horas de trabalho, para extrair a potência máxima possível do motor VR38DETT.
E quando você pensa que é impossível ir mais longe, há sempre alguém que consegue algo a mais. Desta vez foi a Extreme Turbo Systems, que exagerou ao conseguir extrair 3.500 cv de potência máxima do motor japonês.
Confira no vídeo:
Para chegar aos 3.500 cv no Nissan GT-R são necessárias, é caro, modificações extremas. O bloco do motor é totalmente novo, resultado de horas de trabalho industrial. As peças internas sofrem um upgrade igualmente profundo, é tudo é praticamente novo: virabrequim, comandos de válvulas, bielas, válvulas, injeção, eletrônica, turbos. Enfim, quase nada resta do motor original.
As medições no dinamômetro acusam o máximo de 3.046 cv de potência nas rodas. Tendo em consideração que as perdas de potência do motor até as rodas (por inércia e atrito mecânico, entre outros) beiram os 20%, chegamos a um valor de cerca de 3.500 cv antes da transmissão.
Um valor que, segundo a Extreme Turbo Systems, permitiu ao Nissan GT-R das fotos e vídeo, cobrir 1/4 de milha em apenas 6,88 segundos. Um tempo recorde e digno.