Nissan testa tinta que mantém seu carro mais fresco
Não, você não leu errado, a Nissan está testando uma tinta automotiva inovadora que vai ajudar a reduzir as temperaturas do interior do carro no verão em até cinco graus.
da Redação
Graças a esta tinta, a marca promete reduzir o consumo de energia do sistema de ar condicionado.
Desenvolvida em colaboração com a Radi-Cool , especialista em produtos de refrigeração, a tinta incorpora o que chamamos de metamateriais, materiais sintéticos com estruturas que apresentam propriedades normalmente não encontradas na natureza.
Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de 12 meses no Terminal Aéreo Internacional de Tóquio, em Haneda. Em colaboração com a Japan Airport Terminal, a Radi-Cool Japan e a All Nippon Airways (ANA) Airport Service, a nova pintura Nissan foi aplicada a um veículo de serviço Nissan NV100 operado pela All Nippon Airways. Com a sua grande pista aberta, o Aeroporto de Haneda proporcionou o ambiente perfeito para realizar uma avaliação real do desempenho da tinta num ambiente de alta temperatura.
Embora ainda esteja em fase de testes, os resultados até o momento são impressionantes. Estacionado lado a lado ao sol, um veículo tratado com a pintura especial da Nissan apresentou desempenho extraordinário se comparado a outro de pintura convencional. O exterior do carro aquece até 12 graus menos, enquanto a temperatura interior é reduzida em até cinco graus.
O desempenho da pintura é particularmente perceptível quando o veículo fica estacionado ao sol por longo período. Uma cabine mais fria não é apenas mais agradável, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar condicionado para resfriá-la. Isto ajuda a reduzir o consumo de combustível ou bateria no caso de um carro elétrico .
E do que é feita a tinta da Nissan? O metamaterial presente na tinta apresenta duas partículas microestruturais que reagem à luz. Uma partícula reflete os raios infravermelhos que normalmente causariam vibrações em nível molecular dentro da resina da tinta tradicional para produzir calor. É na segunda partícula que está o verdadeiro avanço. Ele cria ondas eletromagnéticas que neutralizam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas de tinta reduzem a transferência de calor para superfícies como teto, capô, portas e painéis.
Pelo que nos foi dito, esta pintura não é inteiramente nova. Aparentemente, essa tinta já é utilizada em prédios e outras estruturas. O principal problema que encontramos é que ele é muito grosso e requer equipamento próprio para ser aplicado corretamente.
No momento, a tinta continuará em testes, mas o seu desenvolvimento continua e os especialistas da marca pretendem que chegue ao mercado em pequenas encomendas e que no futuro até esteja disponível em várias cores.
A marca japonesa entende como interessante a sua utilização futura, em especial em veículos comerciais leves, como wagons, vans, caminhões e ambulâncias que passam a maior parte do dia nas ruas e expostas ao sol.