Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

No Primeiro Mundo: Ford renova o esportivo Focus ST

Compartilhe!

8de212d575a5536bfac684c5ac1478f1_L

Aqui está mais um exemplo de que carros muito bons só servem para o Primeiro Mundo. A estreia global do facelift do Ford Focus ST foi no Festival de Velocidade de Goodwood, onde o carro participou de diversas exibições. O renovado modelo estará disponível para encomenda na Europa ainda este ano e as primeiras unidades serão entregues no início de 2015. E ainda por cima com motor diesel.

O primeiro Focus ST Diesel de todos os tempos usa motor 2.0 TDCi numa versão com 185 cv a 3.500 rpm e 40 mkgf de torque entre as 2.000 e as 2.750 rpm. Usa caixa de câmbio manual de seis marchas, acelera de zero a 100 km/h em 8,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 217 km/h. Em ciclo misto, o consumo é de 22,4 km/litro. A versão a gasolina 2.0 Ecoboost turbo com quatro cilindros tem 250 cv a 5.500 rpm e 36 mkgf. Esta versão passou a usar o sistema start/stop, o que garante economia de de 6% no consumo, que na média é de 14,7 km/litro. A Ford afirma que esta versão chega aos 100 km/h em 6,5 segundos e que a velocidade máxima é de 247 km/h. Ambos estão disponíveis apenas com a caixa de câmbio manual.

Quatro meses depois da apresentação do renovado Focus na Europa, foi a vez da marca mostrar a versão esportiva ST. O modelo surgiu com pára-choques com desenho mais agressivo, faróis com moldura escurecedora, novas saias laterais, grade mais ampla, novo capô e faróis diferentes. O carro foi também equipado com faróis de neblina redesenhados, difusor de ar, spoilers e novas rodas aro 19 com cinco raios (calçadas com novos pneus Michelin especialmente desenvolvidos para este modelo); a caraterística dupla ponteira de escapamento foi mantida.

O ST está disponível nas cores amarelo Scream, branco Frozen, preto Panther e vermelho Race, além das novas azul Deep Impact e cinzento-escuro Stealth. No interior, as alterações incluem o volante de fundo plano, console modificado (com entrada USB), revestimento de couro, bancos esportivos Recaro, pedaleira esportiva, manopla do câmbio diferente e melhorias no sistema de climatização. Destaque ainda para os três mostradores no alto do painel, que exibem a pressão do turbo, temperatura do óleo e a pressão do óleo.

A Ford Team RS foi ainda responsável pela inclusão da suspensão mais esportiva, com novas molas dianteiras e novo ajuste nos amortecedores traseiros. Além disso, destaque para a recalibragem da direção eletro-hidráulica (para respostas mais rápidas), ESP com três níveis de atuação e controle de tração otimizado. Entre os equipamentos, destaque para o novo sistema de assistência à direção e conetividade no SYNC 2, que opera com uma tela de 8 polegadas e é comandado por controle por voz. O carro tem ainda o Adaptative Front Lighting (que ajusta a intensidade da iluminação na estrada), faróis bi-xenônio HID e Active City Stop, para evitar colisões na cidade.

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español