Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Nova Fiat Strada: lançamento em tempos de coronavírus…

Compartilhe!

A nova picape Fiat Strada teve seu lançamento, que seria de grande impacto, muito discreto. Com a apresentação aos jornalistas especializados adiada por conta da pandemia de coronavírus, a marca acabou transformando, sem muita culpa, o nascimento da picape num “evento” desastrado, onde poucos dirigiram o carro com antecedência e a maioria não. Já se sabia do tamanho do problema que seria a doença e, por isso, esse tipo de privilégio poderia ter sido evitado. Fica a lição.

Mas jornalista é um ser chato por natureza, e fomos atrás das poucas informações e fotos disponíveis, e assim trazemos para os leitores de AUTO&TÉCNICA tudo o que se sabe da nova picape, mais a lista dos equipamentos de série, versões e fichas técnicas.

PLATAFORMA – A Fiat afirma que a nova picape usa nova plataforma, mas isso é verdade até certo ponto, pois aproveita partes e componentes conhecidos de outros modelos. Para-brisa e portas dianteiras são do Mobi, e a suspensão traseira é a mesma foi da antiga Strada, com o eixo “Omega” e novo ajuste. O eixo rígido com feixes de molas é mais desconfortável que outros sistemas, mas é bem testado e conhecido pela robustez, em especial no transporte de cargas.

DIMENSÕES – A carroceria da nova Strada cresceu. Ficou maior em todas as dimensões: comprimento, largura, altura e distância entre-eixos. O vão livre do solo é bom, de 23,2 cm.

PESO – O peso da versão Volcano é de 1.174 kg.

CARGA – A capacidade de carga é de 720 kg no modelo de cabine simples e 650 kg na cabine dupla. O comprimento da caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla. As caçambas da simples e da dupla podem receber -até as bordas- volumes de 1.354 e 844 litros.

VERSÕES – As novas versões seguem as mesmas identificações da Toro: Endurance (cabine simples ou dupla) com motor Fire 1.4; Freedom (cabine simples ou dupla) com motor Firefly 1.4 e Volcano (só cabine dupla) com motor 1.4.

LEDS – A Strada Volcano será a primeira picape nacional pequena equipada com faróis por leds nos fachos alto e baixo.

MULTIMÍDIA – O modelo ganhou uma nova central multimídia, com tela de 7 polegadas. Traz uma novidade: conexões por Bluetoth (sem fio) para Apple Car Play e Android Auto.

MOTORES – O motor Firefly 1.4, inédito na Strada, substitui o E-Torq 1.8. Com isso a potência máxima caiu de 135 cv para 101 cv (gasolina), e de 139 para 109 cv (com etanol); o torque também diminuiu, mas a Fiat pomoveu boa redução de peso para contornar isso.

DIREÇÃO – Todas as versões equipadas com o motor Firefly receberam direção com assistência elétrica. As picapes com motor Fire mantém o sistema de direção hidráulica.

Material de divulgação destacando altura e ângulo de entrada.

RECURSOS – Toda a linha Strada tem de sériecontrole eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa. O modelo conta ainda com bloqueio eletrônico do diferencial -ativado por comando no painel- que atua a até 60 km/h.

Material de divulgação destacando as quatro portas.

PREÇOS – Os preços ainda não foram anunciados, pois a nova Strada nem nasceu direito. Deverão ser anunciados quando as vendas começarem e/ou o coronavírus deixar. Nas concessionárias a estimativa é de que fiquem no mesmo A expectativa do mercado é que fiquem na mesma faixa Strada antiga, entre de R$ 65 mil e R$ 85 mil. Não se sabe como os efeitos da pandemia irão atuar nos preços dos carros passada a crise. Já a “velha” Working seguirá disponível para venda direta a frotistas e outros, enquanto houver demanda. Bom lembrar que em janeiro de 2022 o controle eletrônico de estabilidade será obrigatório nos carros nacionais, o que determina a data limite para o desencarne da velha picapinha Fiat.

Material de divulgação mostrando as três versões.

Versões & Equipamentos

• Strada Endurance 1.4 (cabine simples ou dupla) – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção hidráulica, luzes diurnas, preparação para som, protetor de caçamba, rodas de aço aro 15 com calotas e volante com ajuste de altura. Na cabine dupla, airbags laterais dianteiros.

• Strada Freedom 1.4 (cabine simples ou dupla) – Acrescenta à Endurance banco do motorista com ajuste de altura, comando elétrico de vidros/travas/retrovisores, direção com assistidência elétrica, faróis de neblina, indicor de pressão dos pneus, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, rádio com entrada USB e rodas de alumínio de 15 polegadas.

• Strada Volcano 1.4 (cabine dupla) – Adiciona à Freedom bancos com revestimento sintético e de tecido, barras no teto, câmera traseira de ré, capota marítima, central multimídia com tela de 7 polegadas e conexão sem fio ao celular por Android Auto e Apple Car Play, comando elétrico de vidros traseiros, faróis de leds, pneus de uso misto, sensores de estacionamento traseiros e volante revestido em couro.

Ficha técnica Strada Endurance Cabine SimplesStrada Volcano Cabine Dupla
Motor
Posiçãotransversaltransversal
Cilindros4 em linha4 em linha
Comando de válvulasno cabeçoteno cabeçote
Válvulas por cilindro22, com variador de tempo
Diâmetro e curso72 x 84 mm70 x 86,5 mm
Cilindrada1.368 cm³1.332 cm³
Taxa de compressão12,35:113,2:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencial
Potência máxima (g/e)85/88 cv a 5.750 rpm101/109 cv a 6.250 rpm
Torque máximo (g/e)12,4/12,5 mkgf a 3.500 rpm13,7/14,2 mkgf a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo/Marchasmanual, 5manual, 5
Traçãodianteiradianteira
Freios
Dianteirosdisco ventiladodisco ventilado
Traseirostambortambor
ABS (obrigatório por lei)simsim
Direção
Sistemapinhão e cremalheirapinhão e cremalheira
Assistênciahidráulicaelétrica
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo rígido, mola semielíptica
Rodas
Dimensões15 pol15 pol
Pneus195/65205/60
Dimensões
Comprimento4,474 m4,48 m
Largura1,732 m1,732 m
Altura1,608 m1,595 m
Entre-eixos2,737 m2,737 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível55 l55 l
Caçamba1.354 l844 l
Peso em ordem de marchaND1.174 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máximaNDND
Aceleração de 0 a 100 km/hND11,2 s (etanol)
Consumo em cidade*ND12,1/8,4 km/l
Consumo em rodovia*ND13,3/9,4 km/l
*Consumo Inmetro


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *