Nova Fiat Strada: lançamento em tempos de coronavírus…
A nova picape Fiat Strada teve seu lançamento, que seria de grande impacto, muito discreto. Com a apresentação aos jornalistas especializados adiada por conta da pandemia de coronavírus, a marca acabou transformando, sem muita culpa, o nascimento da picape num “evento” desastrado, onde poucos dirigiram o carro com antecedência e a maioria não. Já se sabia do tamanho do problema que seria a doença e, por isso, esse tipo de privilégio poderia ter sido evitado. Fica a lição.

Mas jornalista é um ser chato por natureza, e fomos atrás das poucas informações e fotos disponíveis, e assim trazemos para os leitores de AUTO&TÉCNICA tudo o que se sabe da nova picape, mais a lista dos equipamentos de série, versões e fichas técnicas.

PLATAFORMA – A Fiat afirma que a nova picape usa nova plataforma, mas isso é verdade até certo ponto, pois aproveita partes e componentes conhecidos de outros modelos. Para-brisa e portas dianteiras são do Mobi, e a suspensão traseira é a mesma foi da antiga Strada, com o eixo “Omega” e novo ajuste. O eixo rígido com feixes de molas é mais desconfortável que outros sistemas, mas é bem testado e conhecido pela robustez, em especial no transporte de cargas.

DIMENSÕES – A carroceria da nova Strada cresceu. Ficou maior em todas as dimensões: comprimento, largura, altura e distância entre-eixos. O vão livre do solo é bom, de 23,2 cm.

PESO – O peso da versão Volcano é de 1.174 kg.

CARGA – A capacidade de carga é de 720 kg no modelo de cabine simples e 650 kg na cabine dupla. O comprimento da caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla. As caçambas da simples e da dupla podem receber -até as bordas- volumes de 1.354 e 844 litros.

VERSÕES – As novas versões seguem as mesmas identificações da Toro: Endurance (cabine simples ou dupla) com motor Fire 1.4; Freedom (cabine simples ou dupla) com motor Firefly 1.4 e Volcano (só cabine dupla) com motor 1.4.

LEDS – A Strada Volcano será a primeira picape nacional pequena equipada com faróis por leds nos fachos alto e baixo.

MULTIMÍDIA – O modelo ganhou uma nova central multimídia, com tela de 7 polegadas. Traz uma novidade: conexões por Bluetoth (sem fio) para Apple Car Play e Android Auto.


MOTORES – O motor Firefly 1.4, inédito na Strada, substitui o E-Torq 1.8. Com isso a potência máxima caiu de 135 cv para 101 cv (gasolina), e de 139 para 109 cv (com etanol); o torque também diminuiu, mas a Fiat pomoveu boa redução de peso para contornar isso.

DIREÇÃO – Todas as versões equipadas com o motor Firefly receberam direção com assistência elétrica. As picapes com motor Fire mantém o sistema de direção hidráulica.

RECURSOS – Toda a linha Strada tem de sériecontrole eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa. O modelo conta ainda com bloqueio eletrônico do diferencial -ativado por comando no painel- que atua a até 60 km/h.

PREÇOS – Os preços ainda não foram anunciados, pois a nova Strada nem nasceu direito. Deverão ser anunciados quando as vendas começarem e/ou o coronavírus deixar. Nas concessionárias a estimativa é de que fiquem no mesmo A expectativa do mercado é que fiquem na mesma faixa Strada antiga, entre de R$ 65 mil e R$ 85 mil. Não se sabe como os efeitos da pandemia irão atuar nos preços dos carros passada a crise. Já a “velha” Working seguirá disponível para venda direta a frotistas e outros, enquanto houver demanda. Bom lembrar que em janeiro de 2022 o controle eletrônico de estabilidade será obrigatório nos carros nacionais, o que determina a data limite para o desencarne da velha picapinha Fiat.

Versões & Equipamentos
• Strada Endurance 1.4 (cabine simples ou dupla) – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção hidráulica, luzes diurnas, preparação para som, protetor de caçamba, rodas de aço aro 15 com calotas e volante com ajuste de altura. Na cabine dupla, airbags laterais dianteiros.
• Strada Freedom 1.4 (cabine simples ou dupla) – Acrescenta à Endurance banco do motorista com ajuste de altura, comando elétrico de vidros/travas/retrovisores, direção com assistidência elétrica, faróis de neblina, indicor de pressão dos pneus, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, rádio com entrada USB e rodas de alumínio de 15 polegadas.
• Strada Volcano 1.4 (cabine dupla) – Adiciona à Freedom bancos com revestimento sintético e de tecido, barras no teto, câmera traseira de ré, capota marítima, central multimídia com tela de 7 polegadas e conexão sem fio ao celular por Android Auto e Apple Car Play, comando elétrico de vidros traseiros, faróis de leds, pneus de uso misto, sensores de estacionamento traseiros e volante revestido em couro.
Ficha técnica | Strada Endurance Cabine Simples | Strada Volcano Cabine Dupla |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2 | 2, com variador de tempo |
Diâmetro e curso | 72 x 84 mm | 70 x 86,5 mm |
Cilindrada | 1.368 cm³ | 1.332 cm³ |
Taxa de compressão | 12,35:1 | 13,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (g/e) | 85/88 cv a 5.750 rpm | 101/109 cv a 6.250 rpm |
Torque máximo (g/e) | 12,4/12,5 mkgf a 3.500 rpm | 13,7/14,2 mkgf a 3.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo/Marchas | manual, 5 | manual, 5 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | disco ventilado | disco ventilado |
Traseiros | tambor | tambor |
ABS (obrigatório por lei) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | hidráulica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo rígido, mola semielíptica | |
Rodas | ||
Dimensões | 15 pol | 15 pol |
Pneus | 195/65 | 205/60 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,474 m | 4,48 m |
Largura | 1,732 m | 1,732 m |
Altura | 1,608 m | 1,595 m |
Entre-eixos | 2,737 m | 2,737 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 55 l | 55 l |
Caçamba | 1.354 l | 844 l |
Peso em ordem de marcha | ND | 1.174 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | ND | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 11,2 s (etanol) |
Consumo em cidade* | ND | 12,1/8,4 km/l |
Consumo em rodovia* | ND | 13,3/9,4 km/l |
*Consumo Inmetro |