Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

NOVA IORQUE VAI TROCAR SEUS TÁXIS

Compartilhe!

a1

Esqueça os velhos táxis amarelinhos Checker, Ford Crown Victoria e Chevrolet Caprice que congestionam Nova Iorque. O Nissan NV200, é o “Táxi do Futuro” daquela cidade.

Especialmente projetado para as necessidades dos taxistas e passageiros de Nova Iorque, o carro já está chegando às ruas daquela cidade. A produção do Táxi Nissan NV200 –conhecido como o “Táxi do Futuro”– já começou na fábrica da empresa em Cuernavaca, no México.

a2

A Nissan desenvolveu o novo táxi a partir do veículo comercial compacto NV200, para se adaptar às exigências específicas das mais de 600.000 pessoas que utilizam diariamente os táxis da cidade de Nova Iorque. Em 2011, após um competitivo processo de seleção de dois anos, a Comissão de Táxis e Limusines (TLC) daquela cidade escolheu o Nissan como o táxi exclusivo para a cidade. A atribuição surgiu após um rigoroso processo de avaliação, e o caderno de encargos deu prioridade à criação de um veículo com esta finalidade específica, adaptado para as ruas da cidade.

O “Táxi do Futuro” de Nova Iorque foi concebido de dentro para fora, utilizando as informações recolhidas junto dos taxistas, frotistas e passageiros da cidade. Por isso, o táxi da Nissan apresenta conteúdos exclusivos, adaptados às necessidades únicas dos serviços de táxis de Nova Iorque.

a3

A Nissan criou a sua própria “Avenida Nova Iorque” na pista de testes que tem no Arizona, para simular as condições severas das ruas daquela cidade e testar ao extremo o táxi NV200, em especial para ajustar a suspensão.

Além disso, a Nissan contratou taxistas nova-iorquinos para dirigirem veículos de teste pela cidade, recolhendo dados posteriormente utilizados para aperfeiçoar o modelo. No total, estes motoristas rodaram quase 250 mil quilômetros, o suficiente para percorrer todas as ruas de Manhattan mais de 300 vezes.

a4

O preço de venda, com todos equipamentos disponíveis, é cerca de US$ 30 mil.

NISSAN NV200 NYT – CARACTERÍSTICAS

– Motor a gasolina 2.0 de quatro cilindros, concebido para reduzir as emissões e aumentar a eficiência do combustível.

– Espaço amplo para quatro passageiros e respectiva bagagem.

– Buzina com menor impacto sonoro e ligada a luzes exteriores, que indicam quando a buzina está sendo acionada.

– Painel do teto transparente (com pára-sol), para proporcionar visualização da cidade.

– Ar condicionado traseiro controlado de forma independente, com um filtro de ar especial para melhorar a qualidade do ar do habitáculo.

– Tecido dos bancos especial, anti-microbiano, ecológico e fácil de limpar, que simula o aspecto e a sensação de couro.

– Luzes de leitura superiores para os passageiros e iluminação do piso para ajudar a localizar pertences.

– Uma central de carregamento de celulares e aparelhos eletrônicos para os passageiros, que inclui uma tomada elétrica de 12V e duas tomadas USB.

– Banco do motorista ajustável em seis direções, que inclui ajustes lombares e de reclinação, mesmo com uma divisória instalada.

– Sistemas de informática e navegação (de série) para o motorista.

– Airbags de cortina para os ocupantes dos bancos dianteiro e traseiro, bem como airbags instalados no banco dianteiro.

– Controle Dinâmico do Veículo (VDC) e controle de tração de série.

– Portas deslizantes para reduzir o risco de pedestres, ciclistas e outros motoristas serem atingidos devido à abertura inesperada das portas, equipadas com luzes que alertam para a abertura das mesmas.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español