Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Nova limusine de Putin terá motor Porsche V8

Compartilhe!

Um motor V8 da Porsche deverá equipar  a próxima limusine ZiL, que servirá a Vladimir Putin, o chefe de estado russo.

Os responsáveis do “Project Cortege”, nome-código do projeto para a próxima limusine de Vladimir Putin, deverão optar por um motor 4.4V8 da Porsche com transmissão manual de cinco velocidades, para o carro do chefe de estado da Rússia. Este motor da limusine de Putin terá 600 cv de potência e 88 mkgf de torque.

Está em desenvolvimento um outro motor, para ser usado no futuro, V12 turbo de origem russa, com 860 cv e 100 mkg. O motor de 12 cilindros ainda está em testes para garantir a sua confiabilidade, necessário para garantir que o carro do homem mais poderoso do leste europeu não fique parado no meio da rua. 

Recorrendo também a componentes da Bosch e a peças fabricadas por três fornecedores diferentes, está ainda em estudo a possibilidade do Project Cortege não se limitar à fabricação de uma limusine, e sim criar uma verdadeira frota de carros oficiais, com sedã, SUV e até MPV de luxo no portfólio.
Quanto ao desenho, as patentes que vazaram indicam a grade bem volumosa inspirada nos clássicos Packard, pois apesar da marca norte-americana ter fechado portas em 1958, muitos dos seus carros foram vendidos na Rússia antes da Guerra Fria, e esse estilo ganhou fãs por lá.
 
A nova limousine de Putin é um projeto liderado pela montadora russa LiAZ, cuja fábrica está situada a 130 km de Moscou.
 
 
 

Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español