Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Novo Corsa já está pronto e repleto de novidades

Compartilhe!

a1

O Corsa foi tão bem sucedido no Brasil que ainda sobrevive na primeira geração lançada aqui como o sedã Classic e tendo sua plataforma usada em outros modelos da Chevrolet. Na Europa ele não para de ser atualizado. A Opel revelou as primeiras imagens e informações sobre a quinta geração do Corsa, o modelo mais vendido da marca alemã. A nova geração do modelo tem estréia mundial marcada para o Salão de Paris, em outubro.

O novo Corsa destaca-se pelo melhor desempenho, graças a melhorias feitas nas suspensões, motor e transmissão. Uma das novidades é a introdução do novo motor a gasolina de três cilindros 1.0 turbo de injeção direta. O veículo recebeu novas suspensões e a direção foi otimizada para elevar os níveis de conforto e comportamento dinâmico. O interior também foi totalmente remodelado, melhorando o nível de qualidade e de espaço, além de oferecer tecnologia mais atual, como o multimídia IntelliLink e vários sistemas de ajuda ao motorista.

“O Corsa foi sempre um sucesso, especialmente pelas linhas e pela utilização eficiente do espaço em dimensões tão compactas», afirma o chefão da Opel, Karl-Thomas Neumann. “Este é um fator decisivo na longevidade do sucesso do nosso modelo. Obviamente, na nova geração mantemos esse apelo. Graças a muitas novas tecnologias, também oferecemos uma fantástica experiência de direção, que eleva padrões nesta classe de automóveis. A quinta geração do Corsa vai ter muitas surpresas”.

Nesta quinta geração a Opel mantém o Corsa com duas ou quatro portas, e uma das características pela qual o modelo é mais conhecido, o aproveitamento de espaço. Em termos de desenho, a frente do novo Corsa destaca-se pela  grade mais destacada e grupos ópticos redesenhados e com vários detalhes, incluindo o formato de “asa” bem visível nas luzes diurnas por LEDs. Na traseira, linhas que acentuam visualmente a largura do carro, com a contribuição das lanternas horizontais.

No desenvolvimento do novo Corsa, os engenheiros da Opel tiveram como principal objetivo dar à dirigibilidade do modelo características e comportamento encontrados em modelos de segmentos superiores. A nova suspensão e a nova direção são o resultado principal dessa estratégia. A suspensão não utiliza qualquer componente do Corsa atual. A estabilidade em reta e em curva foi melhorada graças ao centro de gravidade mais baixo em 5 mm, ao subchassis mais rígido e à nova geometria da suspensão. O comportamento em estrada, a precisão da direção e as características de controle melhoraram em toda a linha em comparação com a geração anterior. Uma melhoria nos conjunto molas/amortecedores permite filtrar e absorver melhor as irregularidades do piso.

Além da nova configuração mecânica da direção, os técnicos criaram um novo software para o sistema de assistência elétrica. Uma novidade é o modo “City” acionado por meio de um botão no painel, que reduz o esforço que o motorista tem de aplicar no volante quando circula a baixa velocidade ou efetua manobras. Tal como no atual Corsa, a suspensão poderá ter duas configurações: Comfort e Sport. A opção Sport terá molas e amortecedores mais duros, bem como geometria e calibragem de direção diferentes, assegurando respostas mais diretas e precisas.

Uma das grandes novidades da quinta geração Corsa  é o novo motor 1.0 turbo de três cilindros, com injeção direta de gasolina. Com construção em alumínio, este motor compacto cumpre a norma de emissões Euro 6 e estará disponível em dois níveis de potência: 90 e 115 cv. Em ambas as versões o destaque é a resposta a baixas rotações, graças aos 17 mkgf de torque máximo disponível a 1800 rpm. O sistema Start/Stop é equipamento de série.

A linha de motores incluirá ainda um novo 1.4 turbo com 100 cv de potência e 20 mkgf, além de novas evoluções dos 1.2 e 1.4 aspirados. A opção turbodiesel será constituída pelo 1.3 CDTI, disponível nas versões de 75 e 95 cv. Ambas foram totalmente revistas, incluem evoluções significativas e passaram a cumprir a norma de emissões Euro 6. No lançamento, a versão Corsa mais econômica, com 95 cv, câmbio manual de cinco velocidades e Start/Stop, vai emitir apenas 89 g/km de CO2. No final de 2015 surgirão outras versões de baixas emissões.

Há ainda a destacar a introdução de novas transmissões na linha Corsa. Ambas as versões do 1.0 turbo de injeção direta serão combinadas com uma caixa manual de seis velocidades, totalmente nova e extremamente compacta. Também vai fazer parte da linha a mais recente caixa automática de seis velocidades e uma nova caixa manual automatizada Easytronic 3.0.

A nova geração do Corsa oferece uma série de sistemas de assistência ao motorista, que inclui os faróis bixenônio direcionais, o alerta de ângulo morto e a câmera Opel Eye -com reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de troca de faixa, comutação automática dos faróis alto/baixo, indicação de distância para o veículo da frente e alerta de colisão iminente. O novo Corsa disponibiliza igualmente um sistema de monitoramento permanente de pressão de pneus.

Esta quinta geração do Corsa vai estar ainda disponível ainda com o novo sistema Advanced Park Assist, capaz de comandar automaticamente a direção nas manobras de estacionamento, com câmera traseira e a assistência de partida em subidas.

a2 a3 a4 a5


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español