Novo Explorer elétrico: corpinho de Ford, alma de Volkswagen
A Ford apresentou o novo Ford Explorer elétrico, modelo que de acordo com a marca combina a engenharia alemã com o típico estilo americano marcante. Sim, você leu “alemão” e explicamos: a base é a plataforma do Grupo Volkswagen. Fazendo uso um pouco questionável de um nome clássico -Explorer- em um modelo de nova geração, a verdade é que, de Ford mesmo, este modelo tem pouco mais do que os emblemas e alguns detalhes do interior. Ou seja, Explorer é o primeiro de uma série de novos veículos elétricos de ponta da Ford que chegarão graças à sua parceria com a Volkswagen, espécie de Autolatina de Primeiro Mundo.
por Ricardo Caruso
Este SUV médio tem cinco lugares distribuídos em duas fileiras de bancos. Projetado e fabricado na Alemanha, o Electric Explorer possui uma grande tela touchscreen SYNC Move 2 e sistema de multimídia totalmente conectado e adaptado ao interior, com integração de aplicativos sem fio e tecnologias avançadas de assistência ao motorista.
A capacidade do porta-malas é de 470 litros com todos o banco traseiro em posição normal, e no interior temos um adicional de 17 litros, bem como inúmeros espaços de armazenamento.
Seu visual exterior é futurista, combinado com o interior onde habitam materiais premium e detalhes exclusivos, como bancos mais esportivos e uma sofisticada estrutura de som. Tudo isto é completado com uma capacidade de carregamento rápido das baterias, de 10% a 80% em apenas 25 minutos, e acesso, já para o próximo ano, a 500.000 pontos de carregamento em toda a Europa.
Disponível com tração integral ou traseira, o Explorer também oferece uma série de elementos projetados para garantir que o motorista e os passageiros viajem de maneira confortável e segura. A lista de equipamentos de série inclui bancos dianteiros e volante aquecidos, e banco do motorista com massagem e controle da climatização. Também está incluído o acesso sem chave como padrão e a tampa traseira “mãos-livres”, que permite ao usuário acessar o porta-malas graças a um simples movimento do pé sob o para-choque traseiro.
Os sistemas avançados de assistência ao motorista incluem, pela primeira vez num Ford para a Europa, o “Lane Assist Change” para mudar de faixa de forma suave e segura ao toque de uma alavanca de mudança de direção e o “Clear Departure Assist”.
Disponível em duas versões bem equipadas –Explorer e Explorer Premium– o novo SUV totalmente elétrico poderá ser encomendado a partir do final deste ano, com um preço esperado na casa dos US$ 50 mil. As reservas já podem agora ser feitas em todos os sites oficiais da Ford na Europa.
No momento, não se falou da autonomia ou das opções de bateria e motor que serão, mas entendemos que elas serão as mesmas que as presentes no Volkswagen ID.4. Assim que soubermos todos os detalhes, informaremos.