Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Novo Ford Focus ST: diesel ou 250 cv

Compartilhe!

a2

Infelizmente esse é para outros mercados… O novo Ford Focus ST fez a sua estréia mundial no Festival de Goodwood. O novo esportivo da Ford tem grandes pretensões: concorrer com o VW Golf GTI. Sem romper com a versão atual, o novo Ford Focus ST acrescenta algumas novidades ao mais esportivo dos Focus. As novas tecnologias de controle de suspenão, em conjunto com outras calibragens de molas, amortecedores e direção, contribuem para a dirigibilidade mais precisa e equilibrada, segundo a Ford. Além destas novidades, pela primeira vez a versão ST recebe um motor diesel.

O motor 2.0 EcoBoost da Ford tem agora 250 cv, graças ao uso de turbocompressor e tecnologia Ti-VCT (abertura variável de válvulas e injeção direta de alta pressão), soluções que garantem desempenho digno da sigla ST. A potência máxima é alcançado a 5.500 rpm, sendo que os 36 mkgf de torque máximo surgem entre 2.000 e 4.500 rpm. A velocidade máxima é de 248 km/h, enquanto que a aceleração de zero a 100 km/h é em em apenas 6.5 segundos. Tudo isto com consumos mais reduzidos do que na geração anterior.

a1

A versão diesel é equipada com motor 2.0 TDCi de 185 cv (apenas 1 cv a mais que o rival Golf GTD). Este novo nível de potência foi atingido graças à nova calbragem electrônica, a um sistema de admissão de ar revisto e à adoção de novo sistema de escapamento esportivo. Pequenos ajustes que contribuem para o torque de 40 mkgf e velocidade máxima de 217 km/h. Ambas as motorizações usam câmbio manual de seis velocidades, com relações mais curtas e bem escalonadas, para extrair o máximo em potência.

a4

No exterior, as linhas visualmente agressivas, o visual musculoso e as rodas de liga leve de 19 polegadas são os detalhes que mais se destacam. Por dentro, são os bancos Recaro que merecem mais destaque. Mas não é só. Elogios também para o sistema SYNC 2, com tela touchscreen de 8 polegadas e alta resolução, bem como o sistema de controle por voz.

a3

Resumindo, um hatch com linhas bem definidas, motor competente, suspensões eficientes e direção precisa. Provavelmente vai dar algum trabalho para os Golf GTI e GTD.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español