Slide

Novo Renault Fluence 2015 resume o significado de “custo/benefício”

Compartilhe!

O Novo Renault Fluence 2015 chega com mudanças no desenho, mais tecnologia e conforto e, melhor, mantendo o mesmo preço inicial.

O Fluence, sedã médio da Renault, sempre foi um carro injustiçado. O projeto sul-coreano da Samsung Motors chegou ao Brasil, em dezembro de 2010, e chamou a atenção pelo porte, conteúdo e dirigibilidade. Com controle de estabilidade, ar condicionado digital bizone, direção elétrica, bom espaço interno e o câmbio CVT, logo se tornou o sedã médio de melhor custo x benefício da época. Mas desconhecido.

Novo_Renault_ Fluence 2015_Dynamique_ 06 (427x640)

 Agora, a Renault atualizou o seu visual, aprimorou o acabamento e quer dobrar o volume de vendas do modelo. E não alterou o preço da versão de entrada, que permanece em R$ 66.890. O objetivo é ambicioso: colocar o Fluence entre os cinco mais vendidos da categoria. Qualidade para isso não falta. Reconhecido como uma das melhores opções do segmento, é esquecido pelo mercado apenas porque a Renault não consegue divulgá-lo como merece. “A propaganda é a alma do negócio”, e na área de automóveis, onde a competição é acirrada, isso vale mais do que nunca.

Agora a marca apresenta o Novo Fluence 2015, fabricado na Argentina, que chega com mais tecnologia, mais segurança e novo desenho da dianteira, alinhado com a atual identidade visual da Renault. Se for bem mostrado, é a redenção deste excelente carro.

O segmento dos sedãs médios é dos mais importantes, com representação de 8% das vendas do mercado brasileiro, e é um dos mais disputados, com a participação de mais de 10 concorrentes, incluindo Chevrolet Cruze, Honda Civic e Toyota Corolla. Uma briga nada fácil.

Entre as novidades da linha 2015 do Novo Fluence estão o sistema multimídia R-Link, com tela maior, de 7 polegadas, touchscreen semelhante aos smartphones e comando de voz para efetuar chamadas telefônicas; o ISOFIX, sistema de fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro; luzes LED na traseira e nos piscas nos retrovisores.

MAIS ESTILO

     As novidades externas do Novo Fluence 2015 são observadas na nova frente, que agora segue a nova identidade de desenho global da marca. O modelo traz novo pára-choque dianteiro e, de série, luzes LED-DRL (Day Running Light), que dão um toque de atualidade ao carro.

     Na traseira, as lanternas da versão Privilège são novas e equipadas com luzes de LED. O conjunto ganha identidade, principalmente à noite, quando as luzes são acionadas. O Fluence ainda é contemplado com rodas aro 16 polegadas na versão Dynamique e 17 polegadas na versão Privilège, com exclusivo desenho para cada uma das versões.

     Detalhe interessante do Novo Fluence 2015 é a cor de lançamento Preto Ametista, tonalidade violeta presente em produtos de grifes famosas em marcas que atendem o público mais exigente, que busca qualidade e prestígio.

TECNOLOGIA

O Novo Fluence 2015 é melhor que anterior, que já era excelente. Oferece mimos que tornam o modelo uma das melhores opções do mercado, com itens que facilitam a vida do motorista:

Walk away closing: basta o motorista se afastar do veículo com a chave no bolso para que ocorra o travamento das portas e recolhimento automático dos retrovisores. A função é exclusiva do Novo Fluence no segmento e está disponível na versão Privilège.

R-Link: o novo sistema multimídia é muito prático, com tela de 7 polegadas toucscreen, reconhecimento de voz e GPS integrado. Tem ainda GPS integrado com sistema de navegação da TomTom;Eco-condução, função que permite obter dados precisos sobre o consumo do veículo, histórico de percursos e a quantidade de combustível consumida e visualização das imagens na câmera de ré quando esta marcha é acionada.

Sistema hands free: inovação inteligente que permite o travamento das portas e partida do motor sem a necessidade da chave no contato do veículo. Já era usado nos Mégane.

Ar-condicionado digital dual-zone: permite aos ocupantes dos bancos dianteiros regulagem de temperatura individual para cada lado e mantém sempre a temperatura desejada independente das condições externas. Os ocupantes do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado.

SEGURANÇA

O Fluence já oferecia bom nível de segurança, e agora ganha o sistema ISOFIX, de série, para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Outros itens de segurança são o Sistema de controle de estabilidade (ESP), que garante segurança nas curvas ao corrigir movimentos que fazem o veículo sair da trajetória normal; controle de tração (ASR), que auxilia o veículo a ter maior aderência ao solo; sistema de freios ABS com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que garante maior eficiência em situações onde o freio é exigido com mais intensidade; seis airbags disponíveis (dianteiros, laterais e tipo cortina) na versão Privilège e quatro (dianteiros e laterais) na versão Dynamique.

MOTOR E CÂMBIO

     Quem esperava a versão GT, com motor 2.0 turbo de 180 cv, vai ter que esperar maiss um pouco. O modelo continua equipado com o 2.0 16V Hi-Flex, com duplo comando de válvulas no cabeçote. São duas opções de câmbio: seis marchas manual, para quem prefere esportividade, e o câmbio CVT X-Tronic, que proporciona trocas de marchas com suavidade, sem trancos e boa economia de combustível.

   Esse motor tem 143 cv (etanol)/140 cv (gasolina) de potência máxima a 6.000 rpm, com um dos melhores torques do segmento: 20,3 mkgf (etanol)/19,9 mkgf (gasolina) a 3.750 rpm.

     O Fluence 2015 manteve as mesmas qualidades do anterior. Com o mesmo conjunto mecânico, o sedã acelera dentro do esperado para seu porte e potência, hoje quase insuficiente diante da concorrência. Falta potência mas o bom torque ajuda. Com 1.372 kg, o Fluence faz de zero a a 100 km/h em 9,9s (etanol)/10,1s (gasolina) com câmbio CVT.

     A velocidade máxoma é de 200 km/h (câmbio manual) ou 195 km/h (câmbio CVT).

AS VERSÕES

     Para este segmento em que o cliente busca sofisticação, o Fluence 2015 está disponível em quatro versões: Dynamique, Dynamique CVT, Dynamique CVT Plus e Privilège. O modelo é completo em todas as versões e equipado, com itens que oferecem praticidade.

Dynamique – Esta é a versão de entrada do modelo, composta por uma completa lista de equipamentos. A começar pelo interior do modelo. O painel digital, agora de série em todas as versões, traz a sensação de sofisticação e facilidade na leitura dos instrumentos. O ar-condicionado automático bizone permite o motorista e passageiro ajustar a temperatura de acordo com a preferência de cada um, garantido assim mais conforto aos ocupantes.

A chave-cartão “hands free” não é apenas uma simples chave do veículo, pois oferece grande praticidade. Com ela é possível travar e destravar as portas com maior facilidade e dar partida no motor sem a necessidade da chave no contato.

Os itens que garantem mais segurança também estão presentes na versão de entrada do Novo Fluence 2015, como quatro airbags (dianteiros e laterais) e os freios ABS. A novidade, presente em toda a linha, é o sistema Isofix, para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Por fora, o destaque é o novo desenho da frente, com pára-choque redesenhado e com luzes LED-DRL (Day Running Light) e rodas aro 16.

Dynamique CVT – Já a versão Dynamique CVT traz todos os equipamentos da versão de entrada e ainda o câmbio CVT X-Tronic, que proporciona trocas de marchas muito suaves. Para quem não abre mão da troca de marchas, também é possível optar pela troca sequencial na alavanca. 

Dynamique CVT Plus – Esta versão é mais uma novidade do Fluence 2015, é ideal para quem busca mais sofisticação e tecnologia. Traz de série o sistema multimídia R-Link e bancos de couro. 

Privilège – A versão top de linha, a Privilège, é equipada com todos os itens das versões Dynamique e ainda traz mais novidades em tecnologia, segurança e estilo para atender o que se espera de um sedã completo.

As novidades são os faróis de xenônio e teto solar, agora itens de série. O modelo também ganhou luzes LED nos piscas incorporados aos retrovisores, exclusivas desta versão. Diferente da versão Dynamique, a Privilège tem rodas aro 17. Outra novidade desta versão é a câmera de ré, que permite visualizar as imagens direto na tela do R- Link.

A chave cartão na versão Privilège tem outra funcionalidade, a “walk away closin”, única no segmento, onde basta se afastar do carro por cinco metros, de posse da chave, para ocorrer o travamento das portas e o recolhimento dos retrovisores.

Os itens essenciais para a segurança dos condutores também estão presentes na versão Privilège, como os seis airbags (dianteiros, laterais e cortina). Os freios ABS com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de sistema de controle de estabilidade (ESP).

Confira os preços sugeridos do Novo Fluence 2015: 

Novo Fluence Dynamique 2015 – R$ 66.890

Novo Fluence Dynamique CVT 2015 – R$ 71.890

Novo Fluence Dynamique CVT Plus 2015 – R$ 74.890

Novo Fluence Privilége CVT 2015 – R$ 82.990

O Novo Fluence 2015 tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

 


Compartilhe!