Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Novo T4: como ficou a reencarnação do jipe Troller

Compartilhe!

NovoTrollerT4-1

A Ford apresentou a nova geração do seu jipe cearense, agora chamado de Novo Troller T4. O modelo, totalmente renovado, foi mostrado à imprensa e consumidores do veículo ainda de forma estática. O Novo Troller T4 apresenta grande evolução em relação ao anterior, que era basicamente uma cópia de fibra de vidro do Jeep Wrangler.

NovoTrollerT4-3

O novo desenho é atraente, baseado no conceito TR-X mostrado há dois anos no Salão de São Paulo, com linhas robustas e atuais. Apesar do visual menos parrudo, o veículo mantém sua vocação para enfrentar qualquer tipo de pistas e trilhas. Não é um Jeep autêntico, mas faz bem seu papel.

NovoTrollerT4-2

O modelo, cuja marca pertence à Ford, é produzido na fábrica da Troller, que foi inteiramente remodelada. Localizada na cidade de Horizonte, no Ceará, ela recebeu investimentos para aprimorar os seus processos de produção e introduzir programas de qualidade para o Novo Troller T4.

RODADO

Durante seu desenvolvimento, o jipe rodou mais de 200 mil quilômetros em diversas condições de clima e terreno, em diferentes regiões do País e nas pistas do Campo de Provas da Ford, em Tatuí, SP. O projeto incluiu também cerca de 53 mil horas de desenvolvimento virtual e 22 mil horas de testes virtuais para atender os padrões de resistência e confiabilidade exigidos.

A qualidade evoluiu, o que se nota no acabamento, ajustes da carroceria e detalhes. Ela é produzida em fibra de vidro especial, de alta precisão, em novos processos de manufatura. O velho Troller reencarnou bem como T4.

As linhas da carroceria deixam clara a proposta de um novo projeto, com vários elementos estéticos se destacando no visual. Os pára-lamas largos integrados à carroceria, o capô com elevação central, as portas com soleiras na altura do piso e as rodas de alumínio de 17 polegadas reforçam o estilo do veículo.

DETALHES

A grade dianteira tem tramas entrelaçadas e as lanternas traseiras são por LEDs. Com uma boa lista de cores externas, o Novo Troller T4 é realçado também pela aplicação da tonalidade cinza em detalhes da carroceria: teto, grade, pára-choques, estribos, tomada de ar e tampa traseira. O contraste de cores serve para evidenciar o desenho e proposta do jipe.

O Novo Troller T4 é um veículo fora de estrada funcional. Ele vem com protetor frontal e estribos laterais integrados ao desenho da carroceria. No teto, “sky-roof”, ou seja, duas janelas envidraçadas que proporcionam maior iluminação da cabine e permitem a visualização externa.

Ele traz ainda bagageiro com barras ajustáveis e spoiler na tampa traseira com terceira luz de freio (que a Ford de maneira equivocada chama de “brake light” e “aerofólio”). A carroceria do Novo Troller T4 exibe bom vão livre do solo e ângulos de entrada e saída dentro de sua capacidade off-road. Pneus de uso misto, tomada de ar em posição elevada -preparada para a instalação de snorkel- e base para guincho são outros equipamentos que contribuem para a sua versatilidade.

POR DENTRO

O interior tem novo projeto, com visual mais agradável e materiais de melhor qualidade, maior resistência e fácil limpeza. As várias opções de regulagem do banco e os instrumentos bem colocados facilitam encontrar uma boa posição de dirigir.

O Novo Troller T4 mudou na plataforma (a Ford não adiantou maiores detalhes), no desenho exterior e no conceito do interior. Mas não perdeu a sua base original, que é a vocação off-road, característica da Troller, ganhando ainda mais força com um novo conjunto mecânico. O compromisso para o desempenho todo-terreno é o ponto chave do veículo.

Isso está agora associado a outros aspectos que foram melhorados, como a dirigibilidade, facilidade de condução e conforto para rodar também no asfalto. O motor é diesel de cinco cilindros 3.2 (o mesmo da Ranger), com transmissão manual de seis velocidades e tração 4×4 com reduzida. Da pickup Ranger também veio o painel de instrumentos, volante e a alavanca de câmbio.

O lançamento oficial está previsto para o mês de julho, quando serão divulgados todos os dados, características e preços do modelo.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español