Última hora

Novo Toyota elétrico já tem data de apresentação

Compartilhe!

Daqui há cerca de duas semanas, a Toyota apresentará um novo modelo elétrico, que será o terceiro da sua linha. Será o segundo elétrico que a marca vai lançar este ano -pois o primeiro foi o pequeno Urban Cruiser- e já tem data para ser mostrado: 12 de março.

por Marcos Cesar Silva

teaser Toyota eletrico

A marca japonesa divulgou um teaser do novo modelo (imagem acima), que apresenta sua silhueta. E isso deixa claro que se trata da versão de produção de um conceito exibido em 2022, o bZ Compact SUV. Esta novidade faz parte dos planos da marca japonesa de lançar seis modelos elétricos até 2026, também conhecido como próximo ano.

Apesar de estarmos a poucos dias da apresentação oficial, os detalhes sobre este novo elétrico continuam bem guardados. Nem mesmo o nome foi confirmado. Inicialmente, especulava-se que poderia chamar-se bZ3X, definindo o seu posicionamento na linha, um segmento abaixo do maior bZ4X.

Mas com a apresentação do Urban Cruiser, parece que a Toyota está procurando se afastar desse tipo de nomenclatura alfanumérica complicada, e por isso é provável que o novo SUV elétrico ganhe um nome de verdade.

Apesar da absoluta falta de informações, as semelhanças com o SUV bZ Compact são inevitáveis; basta comparar com as imagens do concept SUV bZ Compact abaixo. Os contornos revelam um perfil no estilo “SUV-cupê” e adota soluções praticamente idênticas para os faróis e lanternas dianteiras e traseiras.

O novo elétrico da Toyota vai ficar posicionado entre o Urban Cruiser e o bZ4X, o que o coloca no segmento C internacional (familiares compactos). Vai encontrar como concorrentes modelos variados, como o Volvo EC40, Smart #3 ou o Peugeot 3008. Não há previsão de que chegue ao Brasil nem a médio prazo.

Em relação ao interior, o conceito antecipava um aspecto futurista e minimalista, destacando-se as duas telas e o volante com formato retangular. Ficamos curiosos para saber o que do interior do concept chegará ao modelo de produção. Em relação às especificações técnicas —motorização, baterias e autonomias— será preciso esperar mesmo pela apresentação oficial para sabermos todos os detalhes.


Compartilhe!