Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Novos motores Toyota serão até 38% mais eficientes

Compartilhe!

f3dd743752b08db9c410acc8c6080911_XL

A Toyota anunciou que produzirá motores a gasolina 1.0 e 1.3; até 2015 são esperadas 14 versões destes propulsores. A ideia oferecida pela marca é que, quanto maior a eficiência térmica do motor, menor é o consumo de combustível. Esta é a conclusão a que a Toyota chegou no desenvolvimento dos motores a gasolina para os seus modelos híbridos. Em comunicado, os japoneses adiantaram que lançarão duas novas motorizações a gasolina com uma nova tecnologia de combustão que “serão pelo menos 10% mais eficiente do que as unidades atuais que vão substituir”.

No motor de 1,3, os japoneses usam o Ciclo Atkinson para aumentar a queima e reduzir as perdas de calor, por meio de taxa de compressão mais alta (13.5:1). A válvula de admissão, com nova forma, permite que a mistura de combustível e ar seja feita num “redemoinho” vertical dentro do cilindro. Também é usado um sistema de recirculação dos gases refrigerados do escapamento (EGR), junto com o comando de válvula variável (VVT-iE). Estas inovações melhoram a combustão e reduzem as perdas. O resultado é um motor que terá eficiência térmica máxima de 38%, ganhando 15% diante dos modelos atuais.

O motor menor, 1.0, foi desenvolvido em conjunto com a Daihatsu, e consegue eficiência térmica máxima de 37%, graças ao uso de tecnologias semelhantes ao motor 1.3. A marca avança que este terá melhoria de aproximadamente 30% em relação aos modelos atuais.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español