Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

O automobilismo perdeu Gerard Ducarouge

Compartilhe!

O automobilismo perdeu um de seus gênios. O engenheiro francês Gérard Ducarouge, que projetou vários carros de Fórmula 1 -incluindo a Lotus que deu a primeira vitória a Ayrton Senna- faleceu ontem,a terça-feira, aos 73 anos.

GERARD-DUCAROUGE-et-AYRTON-SENNA-600x410

Ducarouge iniciou a carreira nos anos 1960 na Matra, tendo projetado o MS80, carro com o qual o escocês Jackie Stewart venceu o seu primeiro campeonato mundial. em 1969. Esteve vários anos na Ligier, onde desenhou o JS5 “chaminé” e os JS7 e JS9, antes de ser despedido em 1981. A razão: o fracasso do projeto “Talbot”.

Acabou por encontrar trabalho na Alfa Romeo, onde “recuperou” o 182 e desenhou o 183T. Foi despedido quando o carro foi desclassificado por estar abaixo do peso mínimo na classificação do GP da França. Foi então que Peter Warr o contratou para a Lotus, já sem Colin Chapman.

Desde 1993, Ducarouge desenhou alguns dos últimos Lotus, entre os quais o 97-T que deu a primeira vitória a Ayrton Senna, no circuito de Estoril. Um dos seus últimos projetos foi a Renault Espace F1, protótipo de uma van Espace equipada com o motor V10 de Fórmula 1.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español