Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

O carro americano mais caro de todos os tempos

Compartilhe!

Este é o carro norte-americano mais caro de todos os tempos. Trata-se do Shelby Cobra que pertenceu justamente ao fundador da marca, Carroll Shelby. Foi vendido por pouco mais de US$ 13,5 milhões. Este modelo conseguiu destronar o recorde do Ford GT40 1968, também leiloado em Pebble Beach por, aproximadamente, US$ 12 milhões.

Shelby-Cobra-2

Por que modelo vale tanto dinheiro? Vale não só porque perteceu ao fundador da marca, mas também porque foi o primeiro modelo de uma linhagem vencedora. O Shelby Cobra resultou de um casamento que desafiou as convenções mais tradicionais da indústria automotiva: a associação de um motor V8 norte-americano com um pequeno chassi AC Ace de origem britânica. Graças a esta receita (baixo peso e muita potência), o Shelby Cobra conquistou na história do automóvel e, acima de tudo, o mundo da competição, onde alcançou uma longa lista de vitórias. Aceleração de zero a 100km/h? Em apenas 4 segundos…

Este modelo, com chassi número CSX 200, pertenceu ao próprio Carroll Shelby –fundador da marca– desde zero km até 2012, data de seu falecimento aos 89 anos.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español