Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

O DODGE CHARGER 1972 DE PETTY

Compartilhe!

Em 2006, a Dodge levou para as pistas duas das maiores lendas do automobilismo: o veterano piloto Richard Petty e um de seus mais importantes carros, o Dodge Charger 426V8 1972 de Nascar. Isso aconteceu no “Goodwood Festival of Speed” daquele ano, na Inglaterra, o maior evento para carros antigos de competição do mundo.

Era parte da estratégia da então Daimler Chrysler introduzir a Dodge em mercados fora da América do Norte, e o mais famoso piloto de Nascar de todos os tempos, Richard Petty, hoje com 75 anos, pode pilotar um impecavelmente restaurado Charger 1972. Ele se exibiu com seu Dodge na pista de 1.800  metros que fica nos jardins da Goodwood House, em West Sussex. O também veterano piloto alemão Jochen Mass foi convidado a guiar o Dodge Charger 2006 Nascar.

Conhecido pelos norte-americanos como “The King”, Petty tem o recorde de 200 vitórias na Nascar e sete títulos da Winston Car, o campeonato da categoria. Este Charger que Petty pilotou é exatamente o mesmo veículo com que conquistou oito vitórias, chegou 25 vezes entre os cinco
primeiros e 28 vezes entre os 10 primeiros em 1972, garantindo o quarto título ao piloto.

A FESTA

“O ‘Goodwood Festival of Speed’ é mais do que uma exibição, é a celebração das corridas, dos carros e dos pilotos, exibindo o legado dos grandes ídolos do automobilismo”, explicou Joe Eberhardt, na época vice presidente executivo de vendas, marketing e serviços da Chrysler. “Tenho certeza de que Petty e seu Charger significam a perfeição, como se um tivesse nascido para o outro”.

 Enquanto se preparava para estrear em Goodwood, Petty comentou: “ É uma honra ter sido chamado para fazer parte desse famoso ‘Festival of Speed’. É um evento de muito prestígio e conhecido em todo o mundo. Os nomes que fizeram parte desse Festival durante os últimos anos são os verdadeiros campeões do automobilismo, em todas as categorias, e é sempre muito especial ser convidado para participar de algo assim tão grandioso”, prosseguiu. “Nós gastamos um tempo enorme restaurando nosso Charger. Nós queríamos fazer o melhor no evento de Lord March (o organizador) e agradar os milhares de visitantes. Este Dodge foi parte muito importante de minha carreira e eu quero realmente fazer o melhor possível atrás do volante”.

Petty pode dirigir seu Dodge Charger 1972 nos três dias que durou o “Festival”. “Ter Richard Petty no ‘Festival’ era um sonho que se tornou realidade”, afirmou Lord March. “É sempre uma honra quando um piloto lendário aceita participar e visitar Goodwood. Eu sei que existem milhares de fãs de Petty e do Charger pela Inglaterra, e por isso ele foi tão bem recebido”.

 Peter Lambert, que era diretor da Chrysler inglesa disse que “nós tivemos a chance de convidar Richard Petty para este grande evento, coincidindo com o lançamento da marca Dodge aqui na Inglaterra e também com a chegada do Dodge Caliber nas concessionárias do Reino Unido. Fico feliz que Petty e seu Dodge tenham sido recebidos com tanto entusiasmo”.

THE KING EM NÚMEROS

1.185 largadas na Nascar

200 vitórias

126 poles

555 chegadas Top 5

712 chegadas Top 10

7 títulos (1964, 67, 71, 73, 74, 79, 81)

7 vitórias na Daytona 500

27 vitórias numa temporada (1967)

Rookie of The Year (1959)

Driver of the Year (1971)

Primeiro piloto a ganhar US$ 1 milhão

Nove “Most Popular Driver Award”

Introduzido no “Hall of Fame” em 1997


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español