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O homem que vendeu sem saber -e salvou- o Ford Mustang no. 1

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Antes de iniciar a venda do Mustang, em 17 de abril de 1964, a Ford enviou modelos de demonstração para todas as suas concessionárias na América do Norte. Alguns eram carros de pré-produção, somente para exibição, que não podiam ser vendidos e teriam de ser devolvidos à fábrica. Entre eles estava o primeiro Mustang produzido na linha de montagem, um conversível branco com número de identificação 5F08F100001, que assim como os demais da série, depois seria escrapeado.

Graças ao canadense Harry Phillips, porém, este histõrico carro foi preservado, e desde os anos 1980 faz parte do acervo do Museu Henry Ford, em Dearborn, pertinho de Detroit. Phillips, hoje com 84 anos, era vendedor de uma concessionária Ford em St. John’s, no Canadá, que recebeu o veículo. “Nós o colocamos em exposição no pátio perto da rua, onde todos pudessem ver”, lembra.

Phillips reencontra o Mustang no. 1, 55 anos depois.

Logo um piloto de avião, o capitão Stanley Tucker, entrou na loja e disse: “Este carro é meu”. “Foi a venda mais fácil que já fiz na vida. Eu só estava parado na porta”, conta Phillips. “Ele pagou o sinal, mas como o carro tinha de continuar exposto, combinamos que só seria entregue algumas semanas depois. Ele vinha na loja todo dia para ver o carro, conversava um pouco e ia embora.”

Demorou alguns meses para a fábrica dar falta do Mustang nº 001, que ganhou importância com o estrondoso sucesso do carro. “Houve uma falha de comunicação e o número de série não significava nada para nós, não sabíamos que ele era o primeiro. Só descobrimos o valor do carro quando a Ford veio procurar por ele”, explicou o piloto.

Foram necessários dois anos de negociação até a Ford convencer o capitão Tucker a abrir mão do veículo, que marcava apenas 16.000 km no hodômetro e foi trocado por outro modelo histórico, o milionésimo Mustang, um conversível 1966 totalmente equipado. Incrível! Tucker teve o primeiro e o milionésimo Mustang fabricados.

Tucker e sua preciosidade: o primeiro Mustang produzido.

A história do piloto se tornou famosa nos Estados Unidos, mas poucos sabiam da participação de Harry Phillips nela, até sua neta Stephanie Mealey iniciar uma campanha nas redes sociais para homenagear o avô. Ela queria que Phillips fosse levado ao Museu Henry Ford para rever o famoso Mustang no. 1. E deu certo.

Gene Bordinat, Lee Iacocca, Donald Frey e Tucker com os Mustang número 1 e 1.000.000.

Phillips foi convidado pela Ford, junto com a filha e a neta, para visitar o museu, receber homenagens e reencontrar o carro que vendeu há 55 anos. “Ele me trouxe muitas memórias. E está exatamente do mesmo jeito que o vi pela última vez, um carro novo”, disse.

Por outro lado, o título de “primeira compradora do Mustang” pertence a Gail Wise, professora de Chicago, que adquiriu seu conversível cor azul claro no dia 15 de abril de 1964, dois dias antes do lançamento.

 


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