O Hummer reencarna elétrico, livre de todos os pecados anteriores
Se a marca Hummer desapareceu em 2010 por ser política e ecologicamente errada no seu tempo (afinal, no seu modelo H1 era um enorme e eficiente modelo militar), o novo e reencarnado GMC Hummer EV mostra que a redenção dos pecados é possível, até para uma enorme pickup. Pesadelo para Elon Musk e sua Tesla Cybertruck.
Isso mesmo, ele reencarnou, e em grande estilo. O GMC Hummer EV marca o regresso da Hummer, não como marca, mas como um modelo da GMC, que é a divisão da GM focalizada no mercado de picapes e SUVs.
Voltou à vida agora como uma picape exclusivamente elétrica, com perfil de três volumes que remete ao original Hummer H1, com o para-brisas em posição bastante vertical e aparência geral de quem não está para brincadeiras, por conta dos enormes e destacados para-lamas que abrigam conjunto de pneus e rodas de 35 polegadas, que podem subir para 37.
Esqueça o despojamento militar do H1. O renascido Hummer esbanja sofisticação, como a iluminação com LEDs na frente, que reinterpreta a “cara” do Hummer que conhecíamos. A típica grade de sete aberturas verticais surge dissimulada, passando a servir de divisões entre os vários elementos luminosos: os faróis e seis elementos adicionais, cada um contendo uma letra da palavra “H-U-M-M-E-R”.
Por fora, destaque ainda para o teto —o Infinity Roof— dividido em três peças, removíveis e transparentes, que podemos arrumar no portamalas dianteiro; e para a tampa multifuncional da caçamba, herdada das picape da GMC.
No interior, é o caso de perguntar: “O que aconteceu com o Hummer que conhecíamos?” Marcado por elementos com linhas retas, tem um aspecto funcional, mas também particularmente bem cuidado. Destaca-se pela presença de duas telas de dimensões generosas —12,3 polegadas para o painel de instrumentos e 13,4 para o sistema de multimídia—, além de um largo console central que separa os passageiros dianteiros.
A expressão “imparável” é pouco usada, mas aplica-se bem nesse caso. Definido pelos seus criadores como uma “besta off-road“, o GMC Hummer EV parece ser a ferramenta perfeita para uso em todo-terreno.
Óbvio, tem tração nas quatro rodas, providenciado por três motores elétricos (integrados em duas unidades, uma por eixo), que garantem 1000 cv de potência e -acredite- 156 mkgf de torque. Sim, está correto, 156 mkgf.
Além da tração na quatro rodas, o GMC Hummer EV vem ainda com direção nas quatro rodas. Tem a particularidade de permitir mover-se na diagonal em baixas velocidades, com as quatro rodas viradas para a mesma direção. Essa capacidade é batizada de “Crab Walk Mode”, alusão à forma de deslocamenti dos caranguejos.
Mas não é só. A suspensão é pneumática, o que permite variar a distância ao solo, tendo um “Extract Mode” que eleva a suspensão em mais 14,9 cm (mais que a distância ao solo de muitos automóveis convencionais) para garantir que o fundo -revestido e reforçado— não raspe nos obstáculos mais difíceis.
Ainda em auxílio à prática da direção no off-road, a enorme picape elétrica vem equipada com 18 câmeras, que permite, inclusive, ver o que se passa por baixo do veículo quando se encontra obstáculos mais delicados.
Os 1000 cv permtem acelerar de zero a 100 km/h em pouco mais de 3 segundos, graças aos já mencionados três motores elétricos alimentados pelas novas baterias Ultium da GM, cuja capacidade ainda não foi divulgada.
No entanto, sabe-se que os 24 módulos que a constituem deverão permitir autonomia superior a 560 km. Carregar este “super-truck” elétrico está a cargo de um sistema de carregamento rápido de 800 V (corrente contínua), compatível com carregadores de até 350 kW.
Por fim, o GMC Hummer EV tem ainda capacidades semi-autônoma, sendo equipado com o Super Cruise 8 da GM, que permite mudar de faixa de forma autônoma.
Vai chegar aqui no Terceiro Mundo? Muito difícil desembarcar na América Latina, mas os norte-americanos verão o novo GMC Hummer EV chegar nas concessionários na metade de 2021, apenas na versão especial de lançamento, a First Edition, com preços que começam nos US$ 112.595.
Em 2022 chega a primeira versão “normal”, a EV3X, com três motores elétricos, mas com menos equipamento de série do que a First Edition, o que também justifica o preço mais baixo de US$ 99.995.
Patra 2023, será lançada a versão EV2X, com dois motores elétricos (US$ 89.995); e só em 2024 chegará ao mercado a versão de entrada EV2, que descarta a maioria dos equipamentos para a prática do fora de estrada, permitindo baixar o preço para US$ 79. 995.