Esta terceira geração do Twingo foi lançada em 2014, em parceria com a Daimler, e que por isso partilha a mesma base e alguns componentes com o Smart Forfour. O novo Renault Twingo é inspirado no Renault 5, sendo por isso bastante diferente da geração anterior. Este é também o primeiro Renault Twingo com quatro portas. A semelhança com o Fiat 500 é incontestável.

Externamente, o novo Twingo é facilmente reconhecido pelas luzes diurnas por LEDs, integradas nos faróis principais , as luzes traseiras também por LED, a oferta de cores atualizada e possibilidades de personalização renovadas com a chegada de novas rodas e adesivos decorativos exclusivos.

No interior, a parte inferior da console foi modificada, reposicionando a tomada USB (agora existem duas) e os botões do sistema Stop & Start e da função ECO . Também lança o sistema multimídia EasyConnect, projetado para funcionar em conjunto com um smartphone. Os recursos mais avançados da Apple CarPlay e Android Auto podem ser visualizados na tela touchscreen de sete polegadas.

Outros equipamentos disponíveis incluem condicionador de ar automático e limitador de velocidade, aviso de mudança involuntária de faixa, espelhos externos com desembaçadores, teto solar de lona, luzes de neblina, computador de bordo e hill assist, entre outros.

A oferta de motores agora tem unidades renovadas, capazes de exceder o padrão de emissões Euro 6d. O menor é o 1.0 SCe de 75 cv, embora em alguns mercados seja oferecida uma versão de entrada com 65 cv. Como opção mais potente, temos o 1.0 TCe de 95 cv, que substitui o anterior 0,9 TCe de 90 cv. Pode ser encomendado com câmbio manual ou de dupla embreagem EDC.

O ano de 2018 para o Twingo terminou com vendas fracas em alguns mercados europeus, como Espanha, Portugal, Reino Unido e Irlanda, mas boas em termos gerais na França, Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda.