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O VENENO EXCLUSIVO DA LAMBORGHINI

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No ano em que comemora o seu 50.º aniversário, a marca italiana Lamborghini apresentou o Veneno, superesportivo que mistura de carro de competição com modelo de rua. Absolutamente exclusivo e personalizado, esta edição é mais do que limitada, pois serão apenas três unidades. Na verdade, é um carro de pista homologado para circular pelas ruas.

Assim, seu desenho é todo focalizado na aerodinâmica e na estabilidade em curvas, e seu desempenho é limitado apenas por razões de segurança. Mesmo assim, a velocidade máxima de 355 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em apenas 2,8 segundos são números impressionantes. Com potência máxima de 750 cv, o Veneno tem um preço de R$ 9,2 milhões. Mas não adianta correr para reservar o seu, pois as três unidades já foram vendidas…

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Como todos sabem, o símbolo da marca italiana -hoje pertencente ao grupo VW- é um touro. Daí o nome Veneno, oriundo de uma lendária raça de touros, os mais fortes e agressivos que já existiram, famosos também por serem os mais rápidos da espécie.

MOTOR V12

Quanto ao carro, este Lamborghini está equipado com motor 6.5V12, transmissão de sete velocidades ISR com cinco modos de condução e tração integral permanente, montados num chassi de competição com suspensões do tipo “pushrod” e o conjunto mola/amortecedor em posição praticamente horizontal.

O Veneno tem chassi feito de fibra de carbono, enquanto o interior também possui características inovadoras, patenteadas pela Lamborghini, como materiais sintéticos “Forged Composite” (nos bancos) e “CarbonSkin”.

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Esta mistura de fibra de carbono e construção leve é vantajosa na balança: com peso de apenas 1.450 kg, o Veneno é 125 quilos mais leve que o Aventador, que já tem peso extremamente reduzido. O resultado é a excelente relação peso/potência de 1,93 kg/cv, que garante excelentes acelerações. Apesar da aerodinâmica configurada para situações extremas de “downforce”, o Veneno possui Cx excepcionalmente baixo, que permite atingir a velocidade máxima de 355 km/h.

O motor de 12 cilindros atmosférico foi montado em posição central-traseira. A potência foi aumentada para 750 cv por meio de alteração nos dutos de admissão, da termodinâmica otimizada, número maior de RPM e sistema de escapamento com restrição menor. A caixa manual da ISR, a tração permanente e as suspensões foram ajustadas especificamente para responder às solicitações do Veneno.

AERODINÂMICA

A eficiência aerodinâmica é a de um carro de competição aplicada a um veículo de rua, onde cada detalhe das suas linhas possui função claramente definida, nem mais e nem menos: dinâmica excepcional, “downforce” otimizado com o mínimo de Cx possível e arrefecimento perfeito, como exige um motor de elevado desempenho.

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A dianteira em forma de seta e a combinação entre linhas afiladas e superfícies planas tornam essa área do Lamborghini Veneno preparada para o perfeito fluxo de ar e o efeito de “downforce”. A extremidade dianteira funciona como uma asa de grande atuação aerodinâmica, onde generosos canais fazem circular o ar para as saídas do capô e à frente do pára-brisas, assim como para as rodas dianteiras. Característica na Lamborghini é a forma em “Y” dos faróis, que se estendem até os pára-lamas, bem como as portas com abertura tipo “tesoura”.

A divisão dos pára-lamas a partir da carroceria do veículo é uma referência aos carros de pista, e ao mesmo tempo otimiza o fluxo aerodinâmico. O perfil lateral do Veneno é dominado por painéis amplos e grandes pára-lamas e aberturas de rodas dianteiro e traseiro. Aqui, também, a sofisticada aerodinâmica  assegura o fluxo de ar ideal para as tomadas de ar de grandes dimensões, para o arrefecimento do motor e sistema de admissão.

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A cobertura do motor possui seis aberturas em forma de cunha, com o objetivo de dissipar o calor do motor. A tampa do motor estende-se até a parte central, o que melhora a eficiência da aerodinâmica e a estabilidade da traseira durante as frenagens, melhorando o desempenho nas curvas de alta velocidade. Para continuar a alimentar o arrefecimento do motor, existe uma entrada de ar colocada no teto.

A traseira do Veneno é desenhada para transmitir a melhor aerodinâmica e estabilidade possíveis em alta velocidade nas curvas. Um difusor de grandes dimensões aloja as quatro saídas de escapamento, divididas por um separador, para aumentar o nível aerodinâmico. Grandes aberturas servem para ventilar o compartimento do motor e garantir o fluxo de ar para a asa traseira. As lanternas, incluindo luzes de freio, luzes de direção e luzes de neblina também recorrem ao formato em “Y”.

O desenho do aerofólio ajustável é resultado da experiência nas pistas e de exaustivos testes em nível aerodinâmico, para garantir o melhor desempenho do fluxo de ar entre a asa traseira e o difusor.

BAIXO PESO

O Veneno está equipado com rodas (de cubo rápido) de 20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás. O desenho aplicado é também determinante para a funcionalidade aerodinâmica: um anel de fibra de carbono em torno do aro da roda funciona como turbina, para conduzir o ar de arrefecimento adicional para os discos de freios feitos de carbono.

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O Veneno é uma prova da competência da Lamborghini no conceito de construção ultra-leve. O chassis monobloco fabricado em fibra de carbono reforçado com polímero, foi a base do Veneno. É muito semelhante ao chassis do Aventador – assim como os sub-chassis frontal e traseiro em alumínio – embora sua forma tenha sido adaptada para o novo desenho.

O Veneno possui todas as exigências de segurança obrigatórias em todo o mundo e, naturalmente, também incorpora um conjunto completo de sistemas, desde os airbags ao controle de estabilidade ESP.

INTERIOR

A fibra de carbono domina também o interior do Veneno. É visível na região do túnel central e nas soleiras das portas. Os dois leves bancos foram produzidos com o “Forged Composite”, patenteado pela Lamborghini Forged. A fibra de carbono “CarbonSkin” é usada para revestir todo o cockpit e parte dos bancos. Este material único é embebido numa resina especial, que estabiliza a estrutura das fibras, permitindo que o material permaneça flexível e, ao mesmo tempo, reduz o peso do veículo.

A “personalidade” de competição foi também aplicada no painel de instrumentos, que foi completamente redesenhado e agora, graças ao grafismo “agressivo” e à introdução de alguns recursos adicionais como o “G-meter”, fornece todas as informações necessárias para o piloto monitorar o carro.

O Lamborghini Veneno fez a sua primeira aparição no Salão Automóvel de Genebra de 2013. O carro exposto era o número 0, o veículo de teste da Lamborghini. O modelo apresenta carroceria com pintura em cinza e partes visíveis da estrutura de fibra de carbono. O carro número 0, com as cores da bandeira italiana exibido em Genebra, permanecerá propriedade da Lamborghini. Os três carros vendidos tem cada um uma cor da bandeira da Itália, verde, branco e vermelho, garantindo assim cada unidade como uma peça única.

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A trilogia que integra os três veículos originais será produzida no decorrer de 2013, sendo posteriormente entregues aos seus futuros e ansiosos proprietários.


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