Oito conceitos VW que o mundo esqueceu
Depois que ter alguns momentos de glória, em geral nos Salões de Automóvel espalhados pelo mundo, na maioria dos casos os carros-conceito são freqüentemente esquecidos e até mesmo abandonados ou desmontados. Mas a Volkswagen recentemente deu uma revisada no seu passado, e olhou com atenção oito de seus conceitos dos últimos 30 anos, incluindo alguns bastante incomuns e interessantes, mas que o mundo esqueceu.
por Ricardo Caruso
Um dos primeiros conceitos na retrospectiva da VW também é um dos mais estranhos. Lançado em 1986, o Italdesign Machimoto era parte moto, parte conversível e parte carro familiar, de acordo com a VW. Construído sobre uma plataforma de Golf GTI 16V, não tinha teto ou portas, mas apresentava um volante que poderia se converter em guidão.


Ostentando um motor de GTI produzindo cerca de 139 cv, o Machimoto era funcional, e os passageiros foram aconselhados a usar capacetes.
VW Scooter
Também apresentado em 1986, o Scooter era um veículo de três rodas, com portas gullwing (tipo “asa-de-gaivota”). Pesando pouco menos de 700 kg, era movido por um motor de 40 cv, que acionava as rodas dianteiras por meio de uma transmissão manual de quatro marchas.
A VW parece ter uma queda por portas “gullwing”. O conceito da minivan Futura 1989 também tinha esse recurso, assim como o EcoRacer 2005, um carro esportivo a diesel com carroceria de fibra de carbono e teto removível, que permitiu que o carro fosse convertido de cupê em conversível. Este modelo pré-Dieselgate tinha 136 cv, permitindo acelerar de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 228 km/h, de acordo com a VW.


Para um desempenho mais sedutor, não procure além do que o W-12 Nardo. Este foi um supercarro VW apresentado pela primeira vez em 1997, com motor W12 de 600 cv, tração nas quatro rodas e aceleração de zero a 100 km/h em 3,5 segundos. A VW continuou desenvolvendo o Nardo até o início dos anos 2000, mas ele nunca foi planejado para entrar em produção. Ao invés disso, foi usado para desenvolver o motor W12 que faria parte da linha da Bentley, bem como alguns modelos Audi e VW de última geração.

Conceito Volkswagen W-12 Nardo
O XL Sport 2014 oferece a visão um pouco diferente do desempenho. Baseado no ultra-eficiente Volkswagen XL1 , ele tinha um motor Ducati de 2 cilindros, que produzia 197 cv. Isso empurrou o XL Sport de 890 kg de zero a 100 km/h em 5,7 segundos, e velocidade máxima de 270 km/h.

No extremo oposto do espectro está o Magellan 2002 concept, um SUV de três filas de bancos, que a VW chama de assentos “2 + 2 + 2”. Na época, tal veículo parecia uma boa opção para a VW, mas o Magellan acabou antecipando alguma coisa dos Touareg e Atlas.

Por falar no Atlas, o último conceito que apresentamos é a picape Atlas Tanoak, que foi exibida no Salão de Nova Iorque de 2018. O Tanoak era essencialmente um Atlas com caçamba. A VW nunca disse nada sobre a possibilidade de uma versão de produção do modelo.
