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Oito “dream cars” inesquecíveis dos anos 1990

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Para nossos leitores mais saudosistas, reunimos aqui oito dos mais raros e exclusivos superesportivos da última década dos anos 1900.

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Os superesportivos atuais são mais seguros, mais potentes, tem melhor desempenho e oferecem nível tecnológico inigualável. Mas, apesar da ficha técnica mais humilde, há algo nos superesportivos da década de 1090 que os mantém tão ou mais desejáveis do que eram há 20 anos.

São mais difíceis de guiar, perdoam menos erros do motorista e são pouco práticos diante dos atuais. Mas todos gostam deles. E nem é preciso pilota-los para conhecer esse tipo de sentimento. Em alguns casos basta admirar seu desenho. Enfim, a eterna briga entre os fãs do passado, do presente e do futuro.

Por isso decidimos reunir aqui alguns dos carros que há mais de 20 anos enfeitavam as paredes dos quartos de muitos adolescentes. Foi há 20 anos, mas parece que foi ontem….

Bugatti EB110

Bugatti EB110

Apresentado em 1991, este supercarro de motor central entusiasmou os fãs dos carros de sonho. Foi o primeiro e único modelo produzido sob o comando de Romano Artioli, empreendedor italiano que tentou trazer de volta a marca Bugatti, antes dela ser adquirida pela Volkswagen em 1998.

Em nível técnico, o Bugatti EB110 era engenharia pura. Depois de passados todos esses anos, sua ficha técnica continua impressionando: motor 3.5V12 de 60 válvulas (5 válvulas por cilindro), caixa de câmbio manual de seis velocidades e quatro turbos, 542 cv de potência máxima e sistema de tração integral. Estas especificações ofereciam desempenho assustador: aceleração de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 343 km/h.

Quer conhecer o local onde era fabricado o Bugatti EB110? Clique aqui. O local que um dia era agitado, hoje está abandonado.

Dauer 962 Le Mans

Dauer

Tal como o nome deixa prever, o Dauer 962 Le Mans era um esportivo inspirado no Porsche 962 que correu em Le Mans. Muito mais do que uma simples réplica, este modelo foi construído pela empresa alemã Dauer Racing, com o apoio da própria Porsche.

Graças a um motor “flat-six” de 3.0 litros com dois turbo-compressores, que tinha 730 cv de potência, o Dauer 962 Le Mans acelerava de zero a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. A versão de competição venceu a “24 Horas de Le Mans” em 1994.

Em resumo: um verdadeiro carro de competição com licença para circular nas ruas!

Ferrari F50

Ferrari F50 (1)

O Ferrari F50 foi apresentado no Salão de Genebra de 1995 para celebrar o 50o. aniversário da marca italiana. Na época, o F50 representava o máximo poderio tecnológico da marca italiana. Debaixo do capô encontramos o motor aspirado 4.7V12 com 520 cv a 8000 rpm, capaz de acelerar o esportivo de zero a 100km/h em apenas 3.7 segundos. A velocidade máxima era de 325 km/h.

Apesar das especificações técnicas serem espantosas, o Ferrari F50 não foi muito bem recebido pela crítica, talvez por ter sido sucessor de um dos maiores ícones da história da indústria automotiva, o Ferrari F40. Agora, mais de 21 anos depois do seu surgimento, todos são unânimes em reconhecer as qualidade do F50. Antes tarde do que nunca.

Mercedes-Benz CLK GTR

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Desenhado pela Mercedes-AMG para o FIA GT Championship, o CLK GTR alcançou currículo invejável na categoria GT1, vencendo 17 das 22 corridas disputadas. Diziam os regulamentos da FIA que para ser possível inscrever um modelo no campeonato era preciso produzir as respectivas versões de homologação.

Por isso, a Mercedes lançou naquele ano  aversão de rua, com 20 modelos cupês e seis roadsters, que mantinha grande parte dos componentes da versão de competição, incluindo o motor 6.0V12. Um autêntico “carro de pista para as ruas”.

Jaguar XJ220

Jaguar XJ220

Além do antológico Jaguar E-Type, sem dúvida um dos maiores ícones de desenho da história do automóvel, o Jaguar XJ220 é um dos mais belos exemplares produzidos pela marca britânica.

Com motor 3.5V6 biturbo de 550 cv de potência e tração traseira, o Jaguar XJ220 alcançou o recorde de velocidade para um veículo de produção com a marca de 343 km/h! Tudo isto em 1992. Um carro que já naquela época adotava soluções que só hoje começam a ser vistas nos automóveis atuais. Um recorde que foi batido dois anos mais tarde pelo Mclaren F1.

Porsche 911 GT1 Straßenversion

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Tal como o Mercedes-Benz CLK GTR, o Porsche 911 GT1 Straßenversion foi um esportivo levado das pistas para as ruas. Com motor bi-turbo de seis cilindros opostos e 3,2 litros de capacidade –semelhante ao do carro de competição– conseguia acelerar de zero a 100km/h em apenas 3,6 segundos nesta versão “amansada”.

Cada unidade do Porsche 911 GT1 Straßenversion está atualmente avaliada em mais de US$ 2,2 milhões.

McLaren F1

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Durante mais de uma década, o McLaren F1 foi considerado o carro de produção mais rápido do planeta, com velocidade máxima recorde de 390,7 km/h. De fato, o modelo britânico desenhado por Gordon Murray, destacava-se pelo conjunto de tecnologias pioneiras na indústria automotiva: foi o primeiro carro de rua a utilizar chassi de fibra de carbono. Sem contar o motor aspirado 6.1V12 de 640 cv de potência máxima.

Dodge Viper GTS

Dodge Viper GTS

Quatro anos após o lançamento do Dodge Viper, a marca norte-americana lançou a versão GTS do modelo, um upgrade que levou o esportivo da Chrysler a outro nível.

O motor V10, originalmente de caminhão, viu sua potência ser aumentada para 462 cv. Além disso, o chassi foi redesenhado, a aerodinâmica melhorada, a suspensão revista e o peso reduzido de forma significativa, o que fez desta versão cupê –batizada de “double bubble”– um carro bastante rápido em relação ao modelo base. Problema? Esqueceram de fazer upgrade dos freios…

Mesmo assim, pelo projeto e pelo magnifico desenho, achamos justo colocar nesta lista este representante da linhagem norte-americana.  


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