OnStar chega ao Brasil e equipa todos os Cruze 2016
O sistema OnStar, da General Motors, segue seu processo global de expansão e chega ao Brasil. A tecnologia inovadora é uma exclusividade da GM e estreia no Chevrolet Cruze recentemente reestilizado no País. O OnStar é um sistema de telemática avançado, que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional. Tudo ao simples apertar de um botão.
Com mais de 7 milhões de usuários no mundo, o OnStar está há 19 anos nos Estados Unidos e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.
E como funciona? Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano –e não com máquinas- que oferece, por exemplo, serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas, envio de destino ao GPS do veículo e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas). Pode-se ainda acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.
NA PRÁTICA
Recentemente precisamos usar o serviço nos Estados Unidos, e o funcionamento foi impecável. Durante o lançamento aqui no Brasil, solicitamos todo tipo de informação, sempre atendidos rapidamente. De cotação do dólar ao próximo jogo do Corinthians, de roteiro cultural a filmes que entrarão em cartaz.
A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro. O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. Isso acontece pois os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.
O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas. Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado; estes recursos são úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
“Pesquisas internacionais mostram que os consumidores já consideram os itens tecnológicos do veículo mais relevantes do que a potência do motor”, comentou William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América do Sul. Isso parece mesmo ter fundamento. Além de estarem mais conectadas, as pessoas de forma geral levam cada vez mais tempo para realizarem seus deslocamentos. Fica evidente então a razão pela qual os motoristas estão buscando soluções que os ajudem a elevar a produtividade –com segurança- enquanto dirigem.
EXCLUSIVO
O OnStar cumpre bem esta tarefa, pois, além de simples e funcional, permite ser operado sem que o condutor desvie a atenção do trânsito. De acordo com estudo global da ABI Research, em 2012 apenas 11% dos veículos possuíam alguma tecnologia de conectividade, índice que deverá superar os 60% já no próximo ano. Até o fim da década, a previsão é que a frota de veículos conectados atinja a marca de 250 milhões de unidades.
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local. Entre os mais relevantes estão o que possibilita o motorista fazer consultas na internet por meio do Concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo. Ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do cliente Chevrolet de todo o País que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.
Estes são os serviços oferecidos pelo OnStar, por categoria:
Concierge e Navegação
Consultas rápidas – Ao pressionar um botão na base do retrovisor, o motorista é conectado ao Centro de Atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que o atendente busque informações na internet para ele. Dessa forma é possível fazer consultas rápidas, como a previsão do tempo para a semana, a cotação do dólar do dia, ou até conferir o placar de uma partida de futebol disputada na noite anterior.
Reservas – Outra comodidade do serviço de Concierge do OnStar é que ele funciona como uma espécie de assistente pessoal, e pode reservar uma mesa em um restaurante solicitado ou até mesmo agendar horário no salão de beleza de preferência do cliente, sempre mediante disponibilidade e que não dependam de pagamento prévio.
Pontos de interesse – Os atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas e sobre pontos de interesse (POI), incluindo a localização de postos de combustíveis, concessionárias Chevrolet e comércios, entre outros.
Situações de tráfego – Informações sobre ruas bloqueadas e vias alagadas também estão à disposição do motorista por meio do Centro de Atendimento OnStar.
Alerta de rodízio – Devido a sua tecnologia, o OnStar consegue identificar, pelo número final da placa, que o veículo está em dia de restrição a sua circulação no “rodízio” no centro expandido da cidade de São Paulo, e emite uma mensagem de alerta automática ao condutor toda vez que ele acionar a ignição do veículo neste dia. Esse alerta está programado para ocorrer dentro de uma área superior à da restrição, para que o motorista seja informado com a devida antecedência.
Envio de destino – Ao invés de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou de digitar um endereço no GPS do automóvel, o usuário pode solicitar ao Centro de Atendimento OnStar que envie para o navegagdor do sistema multimídia do carro o destino solicitado.
Emergência
SOS – Pressionando o botão SOS no espelho retrovisor ou no aplicativo OnStar pelo smartphone, o usuário é conectado à uma linha específica para emergências e terá seu atendimento priorizado.
Road Service – Caso o motorista precise de socorro mecânico e elétrico, reboque ou auxílio para a troca de um pneu furado, basta pedir auxílio ao Centro de Atendimento OnStar que transfira a chamada ao Chevrolet Road Service, que oferece apoio gratuito conforme as condições previstas no manual do veículo.
Resposta automática de acidente – Em acidentes com acionamento do airbag, os sensores do veículo enviam um alerta automático com sua localização exata para o Centro de Atendimento OnStar e o atendente tenta conectar com os ocupantes do veículo para verificar a necessidade e o tipo de ajuda. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes, uma equipe de resgate –pública ou ligada à concessionária da estrada- será enviada. O OnStar funciona como uma conexão aos Serviços Públicos de Emergência, que são os únicos capazes de oferecer a melhor resposta à solicitação.
Segurança
Sensores de segurança para prevenir furto – Sensores localizados em partes estratégicas do veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal ao Centro de Atendimento OnStar que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca.
Assistência na recuperação veicular – Mesmo que o automóvel com OnStar tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via GPS e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor, o que facilitará a recuperação do bem pela polícia. Enquanto isso, o dono precisa informar as autoridades locais do ocorrido, registrando um Boletim de Ocorrência, conforme exige a legislação brasileira.
Monitoramento em rota – Caso o motorista queira ser monitorado durante viagens e passeios pela cidade ou na estrada, basta solicitar que um atendente faça o acompanhamento via satélite ao longo do trajeto. Após coletar algumas informações, uma “cerca eletrônica” de monitoramento será criada e se for detectado desvio ou alguma parada inesperada, o Centro de Atendimento OnStar entrará em contato com os ocupantes do veículo para averiguar a situação e, caso necessário, dar direções ou auxílio.
Destino Seguro – A partir de solicitação do proprietário, o Centro de Atendimento OnStar passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a ele ou a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino. Esse recurso é útil principalmente para famílias que sentem-se mais tranquilas de saber que seus membros chegaram com segurança ao destino.
Aplicativo e Website
App OnStar – Disponível para iOS e Android, o aplicativo OnStar permite ao motorista comandar diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias. O acesso é feito mediante um cadastro de login e senha configurável pelo proprietário. Os principais ícones são: Travar portas e Destravar portas remotamente; Luzes e buzina (acionamento remoto com 10 disparos de buzina e acendimento dos faróis); Navegação (possibilita a navegação por meio do aplicativo e o envio de endereço de destino para o GPS do Chevrolet MyLink quando o mesmo estiver ligado); Alerta de movimento (informa usuário por e-mail ou alerta no celular quando o veículo é movimentado); Alerta de velocidade (informa usuário por email ou alerta no celular quando a velocidade estipulada no aplicativo é ultrapassada); Localiza-me (informa a localização do veículo no mapa de navegação); Compartilhar Localização (informa a coordenada do veículo para outras pessoas por meio de email, redes sociais e whatsapp); Siga Me (monitoramento remoto do veículo por 15 minutos, com informação de localização a cada 2 minutos); Notificações (histórico das principais ocorrências, com data, horário e, em determinados casos, também o local do veículo no momento da notificação); Ligação via APP para o Centro de Relacionamento Chevrolet para obter informações gerais do veículo, do Chevrolet Road Service e/ou do OnStar e Ligação via APP para o SOS para a linha de emergência OnStar
Já o OnStar Web, além de permitir ao motorista comandar diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias, como no app, o portal ainda permite ao motorista consultar deslocamentos feitos pelo automóvel por intervalos de datas e horários, simular trajetos e calcular distâncias, entre outros.
Inicialmente o OnStar irá equipar todos os Cruze 2016, e a Chevrolet oferece o serviço como cortesia por 12 meses. Depois disso ele será cobrado, por um valor próximo ao cobrado pelos rastreadores de veículos, ou seja, entre R$ 80 e R$ 120. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um email para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
O OnStar no mundo, em números:
- Atualmente são mais de 7 milhões de usuários, somando os de países como Estados Unidos, Canadá, China, México e agora também da Europa
- O Centro de Atendimento OnStar funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano
- A cada dois segundos uma chamada é realizada, ou cerca de 5 milhões por mês
- Mensalmente são registrados aproximadamente 100 mil contatos de emergência e 5.000 notificações automáticas de acidente
- Em 19 anos, foram mais de 1 bilhão de interações com clientes, sendo 27% para prestação de serviços relacionados a navegação
CRUZE 2016
Além do OnStar, o Cruze 2016 estreia duas novas opções de cores para a carroceria: Cinza Graphite e Bege Pepper Dust, ambas metálicas. O modelo também está mais completo. A transmissão automática adaptativa de seis velocidades passa a ser item de série em todas as versões.
A lista de acessórios também foi ampliada, com destaque para o suporte para tablet e dois modelos de cadeirinhas de bebê compatível com o sistema isofix do carro.
O Cruze é um dos veículos de passeio mais sofisticados, tecnológicos e seguros em produção no País e passou no fim do ano passado por evoluções estéticas, mecânicas e de conteúdo. Na ocasião foram promovidas mudanças visuais na parte frontal da carroceria. O para-choque, por exemplo, foi redesenhado e recebeu luzes diurnas com LEDs localizados sobre os novos faróis auxiliares.Na reestilização o Cruze recebeu também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.
O Chevrolet Cruze sempre se destacou em relação aos principais rivais pelo desenho moderno e pelas tecnologias avançadas, como os controles eletrônicos de tração e de estabilidade, o multimídia com tela de sete polegadas e, agora, o OnStar. A chave computadorizada é outro item apreciado pelos consumidores do veículo. Por meio dela, o motorista consegue abrir e fechar os vidros à distância, além de acionar remotamente a ignição e, assim, climatizar o interior.
Este item de é uma das exclusividades da versão LTZ, que traz ainda retrovisores externos com rebatimento elétrico; sistema multimídia com bluetooth, navegador e comando de voz em português; acabamento interno premium com bancos, portas e painéis revestidos em material bicolor (Brownstone e Jet Black) e costura pespontada, acabamento encontrado apenas em modelos de segmentos superiores.
Desde a configuração LT de entrada, entretanto, o Cruze sai de fábrica equipado com diversos itens de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), controle da velocidade de cruzeiro, airbags frontais e laterais, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, freios ABS com assistência de frenagem de urgência, além de cinto de segurança de três pontos em todos os assentos. Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, direção elétrica progressiva, computador de bordo e bancos anatômicos com ajuste lombar e revestimento premium reforçam a lista.
Tanto o Cruze Sedã quanto o hatch Cruze Sport6 ainda podem vir equipados com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, airbag de cortina, retrovisor interno eletrocrômico, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão Start/Stop no painel.
O Cruze é equipado com o moderno Ecotec 1.8 Flex (até 144 cv), que reúne diversos sistemas de ponta para motores aspirados. Entre eles o cabeçote com duplo comando de válvulas continuamente variável, que torna as respostas do motor mais rápidas e colabora para uma queima de combustível otimizada. O coletor de admissão variável (VIM) é outro destaque. Privilegia o torque em baixas rotações e a potência em altas rotações, tornando as respostas do motor mais elásticas.
Já a transmissão automática adaptativa de seis velocidades é capaz de realizar reduções duplas e triplas quase que instantaneamente. O motorista também pode realizar as trocas de forma manual por meio do sistema “Active Select”. Por ser “inteligente”, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o controle de cruzeiro está acionado, a fim de manter estável a velocidade selecionada em declives.
Com as evoluções mecânicas promovidas no veículo no fim do ano passado, o modelo ficou mais ágil e econômico no trânsito. Isso é resultado da maior disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas.
O Cruze é o Chevrolet mais comercializado no mundo. No Brasil, desde o lançamento do carro, em setembro de 2011, mais de 160 mil unidades foram emplacadas, somando as versões sedã e a Sport6. Isso faz dele um dos modelos mais vendidos do segmento.